Avatar do usuário
Por raycorrea
Quantidade de postagens
#120196
O filósofo alemão Herbert Marcuse abordou em suas obras os avanços tecnológicos no sistema capitalista, abrindo o debate sobre como a sociedade pode ser moldada de forma a perder sua capacidade crítica devido aos padrões de consumo. De uma forma geral, há uma normalização a utilização de produtos distribuídos de forma pirata no meio digital, o que gera grandes prejuízos para grandes e pequenos produtores. Desse modo, é necessário compreender os desafios que cercam o combate a pirataria digital para podermos desenvolver soluções.
É fato que todas as pessoas deveriam ter acesso à conteúdos de entretenimento e desenvolvimento pessoal mas, infelizmente, o que vemos acontecer é uma sociedade que recorre a meios ilegais para consumi-lo. Com a falta de informação de como isso pode ser prejudicial e a facilidade de reprodução de conteúdos digitais ocorre um grande prejuízo principalmente para os pequenos fornecedores e aqueles envolvidos no processo de produção.
A indústria cultural, alimentado pelos avanços tecnológicos, pode contribuir para a padronização dos gostos e interesses da sociedade, ainda que esta seja desigual, deixando como alternativa, para suprir esse desejo de estar por dentro das novidades, a pirataria. Para o filósofo Karl Marx, que em suas obras defendia a ideia de que a cultura deve ser democratizada e tornada acessível a todos, não apenas às elites, já que para ele a cultura está diretamente ligada as relações sociais. Democratizar o acesso seria uma das ideias para diminuir as taxas de consumo de forma pirata.
Em suma, o caminho até o fim da pirataria é complexo já que é preciso combater a prática de forma que não se deixe uma deficiência cultural em pessoas de baixa renda, pois afastar a sociedade do entretenimento é legitimar ainda mais a desigualdade. Ao considerar a visão de filósofos como Herbert Marcuse e Karl Marx, percebemos que há uma concordância em democratizar a cultura, com a criação de políticas públicas para gerar entretenimento gratuito e de fácil acesso, tratando a cultura como algo necessário e não apenas como uma mercadoria. Investir na valorização da cultura como um bem acessível a todos, pode ser uma estratégia eficaz para uma sociedade mais igualitária e consciente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Os desafios para combater a pirataria digital
por AthenaJBM    - In: Outros temas
1 Respostas 
106 Exibições
por AthenaJBM
4 Respostas 
319 Exibições
por jose2023
0 Respostas 
181 Exibições
por Pipokinha
0 Respostas 
119 Exibições
por mayragsl
0 Respostas 
16 Exibições
por AlineA
0 Respostas 
211 Exibições
por Katsmoking
2 Respostas 
288 Exibições
por Nygrum
0 Respostas 
178 Exibições
por Bruno154
0 Respostas 
125 Exibições
por Eliex
0 Respostas 
118 Exibições
por Linemann
Enem 2023

A Constituição Federal de 1988, infl[…]

É comum vermos comerciais direcionados ao p[…]

As redes sociais podem ser usadas tanto para as co[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM