Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#51089
A série “Brasil Ciência”, exibida pelo canal Discovery Brasil, retrata descobertas nacionais relacionadas a ciência. Nessa série documental, vê-se que este tipo de desenvolvimento é imprescindível para o pais, porém, a fuga de cérebros tem sido um fator preocupante com relação ás produções cientificas, isso é agravado principalmente pela negligência estatal e pela falta de apoio popular. Sendo assim, é notório que há desafios a serem enfrentados mediante a problemática.

Em primeiro caso, vale ressaltar que, a falta de apoio popular é um grande empecilho para o surgimento de cientistas no Brasil, uma vez que, a grande parcela da população não acredita que o financiamento em ciência seja algo positivo para a sociedade. Além disso, publicações cientificas são feitas com uma linguagem pouco acessível ao público leigo, e a escola falha em incentivar a formação de profissionais na área. Com isso, ocorre-se o patenteamento de tecnologias por outros países, causando danos a nossa economia, já que o Brasil fica em dependência de insumos tecnológicos estrangeiros.

Por conseguinte, a negligência estatal contribui de forma avassaladora para a carência cientifica no Brasil. A falta de investimento em pesquisas no pais, tem feito com que os profissionais da área migrem para fora, onde é possível desenvolver seus projetos. Com dados expostos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o sistema de pós-graduação é responsável por 90% da produção cientifica no pais, mas os cortes feitos na CAPAES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e na CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), tem deixado 60% das pessoas com mestrado e doutorado desempregadas. Ademais, a não regulamentação da profissão de cientista tem corroborado para o problema.

Portanto, é imperativo que medidas estratégicas devem ser tomadas para solucionar esse entrave. Logo, para diminuir a fuga de cérebros no pais, o governo, primeiramente deve investir em tecnologia e insumos para favorecer os profissionais brasileiros no ramo de estudos científicos, também deve, por meio de seus Ministérios, garantir um aprimoramento das instituições de ensino empregando mais laboratórios de pesquisas e capacitar mais jovens aprendizes com objetivo de formar futuros pesquisadores. Posteriormente, o estado precisa influenciar o apoio da população a ciência, por maio de convenções nacionais por exemplo, visando um melhor conhecimento das pessoas sobre o assunto. Dessa maneira, é possível reverter esse empasse a longo e médio prazo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Na obra "Utopia" do escritor inglê[…]

No Brasil, às doenças mentais vem se[…]

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&ati[…]

Olá, GlendaMorais . Eu não estou c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM