De acordo com a Organização Internacional de Trabalho (OIT), 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas de trabalho infantil em 2020, uma a cada dez crianças no mundo, sendo 97 milhões de meninos e 63 meninas, isso acontece devido a condição financeira da família, a pobreza é algo persistente no Brasil, muitas pessoas sem dinheiro para alimentação por exemplo, algo essencial na vida de todos, por isso muitas crianças desde cedo trabalham principalmente vendendo balas em semáforos para tirar o sustento da família.
Para que a proteção dos direitos das crianças e adolescentes seja reconhecida, em 13 de julho de 1990 foi criado o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante principio da prioridade absoluta: contido na norma constitucional (artigo 227)) ele estabelece que os direitos das crianças e do adolescente devem ser defendido com absoluta prioridade, ele afirma também alguns direitos fundamentais com a liberdade, saúde, alimentação, dignidade, entre outros princípios que infelizmente não são respeitados .
O sociólogo Simon Schawrtzman comenta que trabalho infantil é aquele exercido por qualquer pessoa abaixo de 16 anos de idade, contudo trabalhar com 14 anos de idade é permitido por lei desde que nas condições de menos aprendiz.
As leis estabelecidas não radicaliza o problema , ao suspeitar uma criança está trabalhando, denunciar é a melhor opção. O Ministério da Educação deve expor comunicados sobre o assunto pelas cidades, palestras nas escolas durante reuniões com responsáveis também. Isso é uma luta de todos da sociedade, devemos lutar pelas crianças, e por um futuro melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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