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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os empecilhos na formação educacional de surdos no Brasil apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da má preparação escolar, quanto do desrespeito às leis. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente, é fulcral pontuar que os problemas na formação educacional de surdos no país derivam da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no nosso país. Devido à falta de atuação das autoridades, milhares de jovens surdos sofrem problemas diários que os impedem de continuarem nas instituições escolares, tal como a má infraestrutura das escolas, como também à falta de preparação docente em libras para lhes atendê-los. Nesse ínterim, milhares de estudantes surdos desistem da educação por não serem devidamente atendidos.
Ademais, é imperativo ressaltar que a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado em ênfase na prática quando se observa a gritante evasão escolar de surdos no país. Comprova-se isso, pelo gráfico apresentado pelo Inep, que de acordo com ele, é decrescente o número de inscritos surdos na educação básica. Esse fato, causa extrema decepção e constrangimento a toda população, os quais se sentem inseguros e sem ter a quem recorrer. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Diante dos argumentos supracitados é dever do Estado acabar com os desafios enfrentados na formação de surdos no país, oferecendo uma educação de qualidade para todos os estudantes, de forma igualitária para que haja interação e participação efetiva dos surdos nas escolas. Some-se a isso investimento em educação, valorizando e capacitando os professores, no intuito de formar cidadãos mais comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo. Logo, será possível alcançar a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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