Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#50270
A série ficcional “Anne with an E” narra a vida de Anne, uma jovem órfã pertencente a uma classe inferior a de seus colegas de escola, pela qual é apaixonada pela leitura e a utiliza como um refúgio mental. Apesar de estar envolvida desde cedo, a protagonista influencia, naturalmente, as pessoas ao seu redor, o que mostra como uma pessoa alfabetizada pode transformar seu meio. Porém, a garantia da alfabetização na primeira infância ainda não é vivenciada por todas as realidades no território nacional, o que destaca o peso da desigualdade socioeconômica, bem como da alta defasagem educacional.

Com base nesse cenário, é fundamental reconhecer que a concentração de renda gera diversos impasses na introdução de crianças ao sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, de acordo com o Índice de Gini, instrumento que classifica o grau de desigualdade em um país, o Brasil se encontra entre os 10 países mais desiguais do mundo. Nessa perspectiva, muitas crianças de famílias carentes são forçadas à evasão escolar, para colaborar com a renda do lar cada vez mais cedo. Dessa forma, uma parte da sociedade, devido a sua condição social e regional, é vedada de garantir seu direito à educação, o que provoca uma geração analfabeta.

Ademais, a defasagem educacional tem como um dos seus principais motivos a alfabetização tardia, que pode gerar um descompasso entre idade e aprendizagem e comprometer toda a vida escolar do estudante. Sob esse viés, o filósofo grego, Pitágoras afirma que é necessário educar as crianças para não castigar os adultos. Contudo, a alfabetização tardia, realizada após os 6 anos, pode prejudicar o exposto pelo pensador, uma vez que a defasagem educacional dificulta a entrada no mercado de trabalho. Nessa lógica, iniciar a alfabetização precocemente, sobretudo com as crianças de camadas sociais mais desfavorecidas, pode influenciar positivamente no desenvolvimento social e cognitivo.

Em virtude dos fatos mencionados, é possível notar a importância da alfabetização como instrumento de transformação social. Assim, é necessário que haja cumprimento da lei para todas as crianças brasileiras, incentivado pelo Ministério da Educação por meio da introdução de novas técnicas pedagógicas eficazes de ensino e planejamento de estudo ao longo prazo, com a finalidade de transformar a educação brasileira. Consequentemente, é possível contornar gradativamente o panorama social para as futuras gerações e quadro apresentado pelo Índice de Gini.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

jherodrigues olha minha redação t[…]

Imagina! Eu pesquisei sobre aquelas vírgula[…]

Violência contra a mulher não &eacut[…]

Jeniffeeee , Muito obrigado <3

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM