A priori, vale ressaltar que à débil ação do Poder Público, possui íntima relação com o revés. Acerca disso, o filósofo alemão Jurgem Habermas, a democracia justa é fundamentada no diálogo e na troca de conhecimento entre os seres e as instituições sociais. Porém, essa conversa não se concretiza, pois faltam políticas públicas para ajudar no desenvolvimento, de projetos específicos, para estudantes com desafios de aprendizagens. Logo, é inadiável que a assistência a esses cidadãos, seja alcançada, através de medidas estatais.
Ademais, a falta de informação entre docentes é uma das principais barreiras para a resolução do entreve. Nessa perspectiva, para o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Entretanto, o pouco conhecimento que alguns professores têm em relação ao assunto e as diferenças das dificuldades de aprendizagens que os discentes enfrentam resulta em transtornos na sala de aula e atraso na educação. Também, conforme a Clinica Neuro Gandolfi, os desafios de aprendizagens se ramificam em vários aspectos das disciplinas, por exemplo, disgrafia - problemas na escrita - que expõem a complexidade da temática. Assim é essencial superar esses preceitos que atestam, sobretudo, um cenário intolerante.
Fica evidente, portanto que medidas são necessárias para mudar a situação. Por isso, o Governo Federal, deve propor programas específicos educacionais para atender alunos com dificuldades de aprender. Ainda, o Ministério da Educação - órgão responsável pela formação crítica do sujeito - deverá promover palestras informativas, por meio de psicopedagogos que informarão sobre como, os professores, ajudarão os alunos com problemas de aprendizagens, a fim de garantir a assistência ao corpo escolar. Desse modo, a sociedade estará em
conformidade ao lema positivista da bandeira brasileira. "Ordem e Progresso".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada