• Avatar do usuário
#78352
No filme “Oitava Série”, dirigido por Bo Burnham, é exposto ao telespectador a rotina de uma garota de treze anos lidando com os medos, inseguranças e desafios particulares ocasionados pela tecnologia e maneira de vida do século XXI, onde é de importância maior a cultivação de uma boa aparência física, um largo círculo social e uma boa imagem nas redes sociais. Transportando parte da ficção para a realidade, verifica-se que o retrato da adolescência visto no longa é verídico. Não obstante as dificuldades de adaptação em uma sociedade onde as aparências são boa parte de quem você é, a nova juventude apresenta a possibilidade de diversificação em relação aos objetivos para o futuro, trazendo consigo novas perspectivas de mudança e avanço.

Em consoante com a variação das gerações, alterou-se também aquilo que lhes era considerado mais importante para uma vida confortável, uma vez que as prioridades de determinada sociedade mudavam de acordo com os recursos que tinham à disposição. Paralelamente com as jovens gerações antigas, onde o adolescente era direcionado ao mercado de trabalho e casamento assim que atingisse a maioridade, o presente, em consoante com a abundância de recursos tecnológicos, oferece a possibilidade de decisão e maior agência sobre o futuro, em discrepância com a pressão exercida pelas necessidades econômicas de tempos passados, onde o sujeito de classes sociais mais desvalorizadas, por exemplo, era afunilado a encaixar-se numa carreira comercial ou braçal a fim de levar o sustento à família, sem maiores vias de escolha. Neste sentido, a liberdade física, criativa e emocional dada aos adolescentes e jovens adultos só tende a crescer no futuro, tendo reverberações positivas notáveis no ambiente social e político.
Da mesma maneira que os extensos avanços tecnológicos possibilitaram tais liberdades, estes também representam um definitivo desafio a ser superado pelos jovens do século XXI, que nasceram e cresceram atachados à tecnologia, esta que constantemente os debilita em vários âmbitos, tendo efeito negativo facilmente perceptível através da dependência da geração à tecnologia, especificamente às redes sociais e a validação que vem com elas. Visto que tal apego vem trazendo consequências psicológicas negativas que se acentuam cada vez mais, num cenário onde desordens mentais se tornam exponencialmente mais comuns entre jovens, é de suma importância que uma relação mais saudável com a tecnologia seja incentivada, de maneira a superar tal malefício.

Em síntese, é essencial que haja o apoio por parte dos órgãos governamentais num período da vida que, em seu fundamental, já é psicologicamente turbulento e vem sendo agravado pelos fatores apresentados. Mais especificamente, é mister que o Ministério da Saúde use de campanhas de conscientização à saúde mental, tendo ações contundentes principalmente nas escolas, por meio do acompanhamento terapêutico de adolescentes - estes que são os mais afetados -, tendo como finalidade o crescimento sadio da geração e encaminhamento mais seguro para o futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

No filme Malala, é retrato à vida da[…]

analfabetismo no Brasil

Oi, Iurymed , tudo certo? bora lá (lembran[…]

Título: Mais problemas O programa mais m&[…]

Jotaveh walace vanussa Isabelaassis

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM