Através da série “Segunda Chamada”, realizada pela Rede Globo de Produções, é possível conhecer o cotidiano de uma escola pública em um bairro precário que realiza o ensino a jovens e adultos, sendo assim, um fiel retrato da maior parte das escolas públicas do Brasil. Assim, compreende-se sobre a falta de estrutura nas escolas, que acontecia na modalidade presencial e se perpetua na modalidade a distância, além disso, os alunos sofrem com situação de pobreza e também a desigualdade social. Enquanto alunos da rede particular podem ter aulas constante, outros partilham do desespero com situações com a falta de emprego e ter o que alimentar, questionando-se, quem está realmente tendo ensino.
Sabe-se, que estudar é um ato revolucionário, ainda mais, ele é direito assegurado pela constituição federal, sendo um dever do Estado e da sociedade garantir que todos devem ter acesso a ela. Entretanto, não é o que ocorre, principalmente nas classes mais baixas, a estudar está sendo deixado dela lado em ocorrência a falta de acesso as tecnologias, devido a crescente desigualdade social, e também por muitos necessitarem ajudar na renda familiar ou ser o maior provedor da família. O ensino remoto, pode estar sendo a única solução para o momento, mas não é a mais democrática, favorecendo aos que já são privilegiados.
Conclui-se, diante do exposto, que os métodos usados atualmente não atendem à demanda de toda população. Assim, o Governo Federal, que é responsável pela administração da nação, deve, deve conceder de maiores verbas públicas, para assim o Ministério da Educação, dar melhorias no ensino e na estrutura de colégios públicos, para então diminuir desigualdades que permeia o ensino. Logo, sendo possível exercer a democracia que visa a constituição
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.