Por Graciele
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Segundo o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, “ A educação é um direito de todos os cidadãos, no qual deve ser garantido pelo Estado”. No entanto, nem todos os brasileiros têm esse direito garantido, no que diz respeito a educação a distância (EAD), que tem sido a solução para cooperar com o isolamento social. Nesse sentido, percebe-se um grave problema, e emerge devido a exclusão digital e a base educacional lacunar.
Em primeira análise, cabe destacar que devido a pandemia e o isolamento social, as aulas presenciais foram suspensas. Logo, surgiu a adoção do ensino à distância para resolução do problema. Contudo, constata-se que muitas pessoas, principalmente as de baixa renda não possuem acesso aos meios digitais, estando dessa forma, impossibilitadas de usufruir dos benefícios proporcionados pelo ensino à distância, em consequência disso muitos estudantes se afastaram do sonho de se formar e até mesmo concluir o ensino básico.
Em última análise, cabe ressaltar que a base educacional lacunar é um forte empecilho para a resolução do problema. Tendo em vista, que a adoção do ensino a distância pelo Sistema Educacional Brasileiro, apresenta diversas falhas como a falta de professores capacitados, tendo consequências como a descrença nessa maneira de ensino.
Convém, portanto, que de modo urgente, medidas sejam tomadas. Posto isso, cabe ao Governo, investir na melhoria do acesso aos meios digitais, com o intuito de incluir aqueles que possuem dificuldades, principalmente os de baixa renda. Bem como, na promoção de cursos preparatórios online para professores, visando a aptidão destes a novas formas de ensino. A partir dessas ações, é possível superar os desafios da educação a distância e o direito a educação será garantido a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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