No meio profissional, dos atuantes em cargos de liderança, apenas 29,9%, segundo pesquisas do IBGE, são negros e pardos, e somente 24,4% dos mesmos estão cargos políticos, exemplificando a câmara dos deputados, assim credibilizando a existência contínua e operante da desigualdade racial, ainda intensa, no Brasil. Essa desigualdade não está apenas presente no meio profissional, mas também em meio a criminalidade, educação e pobreza, meios que exigem a redução imediata do problema.
O BLM, intensificado no início de 2020, é um movimento anti-racista, pregado contra forças maiores, como exemplo militares e políticos, exigindo mais respeito e empatia pelo próximo, independente de sua cor, com objetivo de diminuir a violência de ódio contra os negros. Esse protesto em 2020, levantou questões sobre a desigualdade racial operante no Brasil, gerou discussões de como essa problemática necessita de mudanças, e como podemos melhorar como sociedade, exigindo de cargos públicos a busca da equidade entre raças, a fim de minimizar consequências causadas pelo passado brasileiro.
Contudo, destacado o quanto a desigualdade social ainda é intensa no cenário brasileiro, fica claro que medidas são necessárias para atenuar essa problemática. Cabe então ao governo, dar auxílio aos negros e pardos, buscando a equidade das raças, como a criação de novas leis, a fim de dar - lhes mais oportunidades na vida e viverem com maior qualidade. Além de ser necessário que as mídias e emissoras proporcionem, cada vez mais, o aumento de debates e discussões sobre a desigualdade racial, por meio das redes sociais, jornais e televisão, com objetivo de aumentar a conscientização das pessoas, visando assim, o melhor convívio e bem estar da população brasileira como um todo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada