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Por Pimba
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No filme "Amour" é retratada a história de um casal de idosos, em que, ao longo da trama, Anne sofre com a falta de capacitação das pessoas ao lidar consigo e seu quadro de saúde. Fora da ficção, fica claro que a realidade do filme pode ser associada ao Brasil do século XXI: uma onda prateada que vem com oportunidades mercadológicas, dentro de uma sociedade extremamente ageísta.
Primordialmente, é importante destacar o significado da expressão "onda prateada", que é um termo diretamente relacionado à inversão da pirâmide etária. Tal inversão ocorre concomitantemente com a demanda de profissionais especializados no tratamento aoa idosos em todas as áreas, os gerontólogos. No entanto, de acordo com o G1 são poucas as faculdades que oferecem o curso de psicogerontologia, por exemplo.
Ademais, o artigo 230 da Constituição Federal, estabelece como dever da família, sociedade e Estado, amparar a terceira idade, o que não é visto atualmente. Isso se deve ao fato que não existiu no país uma desestigmatização do envelhecimento, por conseguinte, suscitou-se um povo ageísta, ou seja, preconceituoso com os idosos. Desse modo, é possível concluir que apesar da crescente necessidade de profissionais que atendam a essa parcela dos brasileiros, não há o mínimo interesse na área, pelo contrário, discriminação.
Portanto, é mister que o Governo Federal deve tomar providências para fornecer a essa parcela da população, indivíduos capazes de ajudá-los, a fim de integra-los como parte importante da economia, evitando um maior declínio da população economicamente ativa. Para isso, minicursos ministradas por especialistas devem ser criados concomitantemente a campanhas de conscientização aos jovens, o futuro consumidor, dessas mudanças. Assim o país se aproveitará economicamente da onda prateada e os idosos receberão o tratamento devido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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