Avatar do usuário
Por AnaClara13
Quantidade de postagens
#129236
O filósofo grego Platão discorre acerca de dois mundos: um inteligível e um sensível, com o primeiro sendo representado pela perfeição da razão, e o segundo contendo a imperfeição da realidade humana. Em semelhança a essa teoria, os desafios e oportunidades das profissões no século XXI diante dos avanços tecnológicos em questão no Brasil retoma o estágio “sensível” referido por Platão. Logo, é imperioso notar que a substituição de pessoas por IA (Inteligência Artificial), bem como o Home Office são pautas discutíveis sobre a problemática.

Inicialmente, é válido reconhecer que o panorama supracitado é subproduto do Home Office. Acerca disso, no ano de 2022, graças a pandemia de Corona Vírus, certas empresas precisaram optar por um avanço tecnológico que consistia em seus funcionários passassem a trabalhar em casa usando a tecnologia a seu favor. Com essa mudança repentina, muitos tiveram dificuldades por muitas vezes não usar tecnologia em seu ambiente de trabalho ou terem pouca afinidade com a tecnologia, mas logo foi uma solução prática e segura para todos.

Simultaneamente, é notório que a substituição de pessoas por IA é um fator que corrobora para esse cenário contraproducente. Sob essa ótica, os avanços tecnológicos são notórios em todas as áreas em que ele está e se faz presente. Uma pauta abordada no Brasil, em Janeiro de 2024 no aplicativo de comunicação TikTok, trouxe uma trend chamada “eu quero a dublagem viva” que consistia em pessoas e até mesmo dubladores, pedindo para a dublagem continuasse viva e não fosse substituída por vozes de inteligência artificial que ficou famosa nesse mesmo aplicativo no ano de 2023. Assim, percebe-se a urgência de uma resolução para esse espectro deturpado para evitar o desemprego, o fim da dublagem e o fim da humanização nas empresas, que tendem a visar apenas o lucro em seus bolsos e não o bem estar humano.

Verifica-se, portanto, que é preciso elucidar alternativas que amenizem esse cenário pungente das inteligências artificiais em meio ao mercado de trabalho. No Brasil, o dever do ministério da educação – órgão responsável por promover o ensino no Brasil – juntamente com as escolas do país, deve por meio de palestras de ensino com pessoas formadas em áreas tecnológicas, para ensinar e explicar sobre a importância, limite e as consequências da inteligência artificial na vida do ser humano e como isso pode aplacar no mercado de trabalho. Outra medida importante é o esclarecimento e ensino de como usar o meio digital de maneira responsável e saudável, para que mais ferramentas tecnológicas – como o Home Office – surjam para não substituir, mas para auxiliar o homem em suas atividades no mercado de trabalho. E somente dessa maneira será possível caminhar em direção ao equilíbrio projetado no mundo inteligível de Platão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
122 Exibições
por Zenebra
0 Respostas 
160 Exibições
por Leticia2211
0 Respostas 
102 Exibições
por 1Karolyne1
0 Respostas 
119 Exibições
por Gabythais
0 Respostas 
110 Exibições
por HenFSs
0 Respostas 
88 Exibições
por claar
0 Respostas 
121 Exibições
por wallacek0
1 Respostas 
130 Exibições
por Sarawany
0 Respostas 
100 Exibições
por Sarawany
0 Respostas 
63 Exibições
por Nana0308

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM