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#39535
Desafio pode ser visto como algo a ser superado, e contribuição, como algo beneficente a alguém. Sob essa ótica, subentende-se que a educação a distância (EaD) tem bastantes contribuições, como a flexibilidade de horários, porém há desafios a serem superados e isso precisa ser discutido para a população os perceber e reivindicar seus direitos, uma vez que essa modalidade de ensino ainda não é democrática no Brasil. Em resumo, alguns fatores como a inacessibilidade aos aparelhos tecnológicos por parte dos alunos e a alienação social em relação à negligência governamental em investimentos no EaD contribuem para a não democratização desse recurso.


Vale ressaltar, primeiramente, a falta de dispositivos relacionados à tecnologia por parte dos lecionandos, que é um empecilho. Segundo uma pesquisa realizada pela TIC Educação 2019, cerca de 39% dos estudantes de escolas públicas urbanas não têm computador ou tablet em casa. Nesse contexto, percebe-se que os alunos sem condições de estudar de forma presencial, seja por uma pandemia como em 2020 ou pela lonjura entre sua casa e a escola, terão dificuldades para acessar os conteúdos online por não terem acesso a ferramentas tecnológicas, e essa situação torna-se mais precária quando se trata de uma pessoa residente em áreas rurais, aonde mal chega sinal de internet. Dessa forma, conclui-se que a ausência de equipamentos capazes de se conectarem às redes é um obstáculo dificultoso a ser contornado.


Outrossim, o desinteresse do povo quanto à displicência da administração superior do país, a qual não investe no EaD, é um óbice. Nesse sentido, enxerga-se que o livro “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, estabelece relação com essa problemática, quando narra uma inexplicável epidemia de “cegueira branca”, a qual atinge uma cidade, pois compreende-se que a doença mencionada representa não só a impossibilidade física, mas também a alienação da sociedade no tocante à vindicação dos seus direitos, ou seja, mesmo a Constituição Federal de 1988 assegurando o direito de aprender, o Governo não tem investido neste novo formato de educação, e a população alienada e cega fortalece, com esse comportamento, a falta de reivindicação desse investimento negligenciado. Assim, nota-se que a despreocupação do corpo social sobre o desleixo da governança brasileira em investir neste modo de ensinança é uma barreira.


Portanto, medidas são necessárias para amenizar esses problemas apresentados. Então, cabe ao Governo Federal, por meio de parceria com o Ministério da Economia e o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, criar incentivos fiscais para reduzir impostos em produtos de informática, a fim de facilitar aos educandos a compra de instrumentos tecnológicos, como computadores, celulares e tablets. Ademais, sugere-se às mídias, por poderem influenciar e propagar informações rapidamente, mostrar à sociedade desinteressada, apresentando o artigo 205 da Constituição, seus direitos e deveres educacionais, com intuito de minimizar a omissão da reclamação destes. Logo, com estas sugestões, acredita-se que os desafios da educação a distância serão minimizados, e muitas contribuições, adquiridas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#39536
Olá, irei corrigir sua redação. A princípio, gostaria de dizer que eu não sou corretor profissional, apenas estou estudando há um certo tempo, então qualquer erro que eu cometer na correção da sua redação, pode me falar que a gente reavalia ok!

Vamos lá!

TEMA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

1- INTRODUÇÃO:

Desafio pode ser visto como algo a ser superado, e contribuição, como algo beneficente a alguém. Sob essa ótica, subentende-se que a educação a distância (EaD) tem bastantes contribuições, como a flexibilidade de horários, porém há desafios a serem superados e isso precisa ser discutido para a população os perceber e reivindicar seus direitos, uma vez que essa modalidade de ensino ainda não é democrática no Brasil. Em resumo, alguns fatores como a inacessibilidade aos aparelhos tecnológicos por parte dos alunos e a alienação social em relação à negligência governamental em investimentos no EaD contribuem para a não democratização desse recurso.

Comentários: Fazendo uma análise da sua introdução, eu não tenho o que falar, está completa e coerente, pois você começou por uma definição, que é totalmente válido e legítimo, desde que tenha relação com o tema e isso seja percebido. Sua problematização também está presente, você também apresenta o tema. Para finalizar você traz as teses que serão defendidas no desenvolvimento 1 e 2, que são respectivamente, de acordo com minha compreensão, a "inacessibilidade aos aparelhos tecnológicos por parte dos alunos" e a "alienação social em relação à negligência governamental em investimentos no EaD". Não encontrei erros de gramática na introdução. Eu achei perfeita!!!

2- DESENVOLVIMENTO:

    Vale ressaltar, primeiramente, a falta de dispositivos relacionados à tecnologia por parte dos lecionandos, que é um empecilho. Segundo uma pesquisa realizada pela TIC Educação 2019, cerca de 39% dos estudantes de escolas públicas urbanas não têm computador ou tablet em casa. Nesse contexto, percebe-se que os alunos sem condições de estudar de forma presencial, seja por uma pandemia como em 2020 ou pela lonjura entre sua casa e a escola, terão dificuldades para acessar os conteúdos online por não terem acesso a ferramentas tecnológicas, e essa situação torna-se mais precária quando se trata de uma pessoa residente em áreas rurais, aonde mal chega sinal de internet. Dessa forma, conclui-se que a ausência de equipamentos capazes de se conectarem às redes é um obstáculo dificultoso a ser contornado.

Comentários: Está ótimo seu desenvolvimento, começa retomando a tese 1, em seguida, traz um repertório pertinente e consegue ser produtivo. Apenas gostaria de dar uma sugestão, você poderia ter dado mais atenção aos alunos das áreas rurais, pois eles sofrem mais com esse problema, mas como o repertório que você trouxe fala sobre os alunos das escolas urbanas, não houve perca de pontos, pois entendi que você está tentando dizer: "pessoal, os alunos das escolas públicas urbanas enfrentam dificuldades por não terem computador, mas imagina os que vivem nas áreas rurais, aonde nem chega internet". Novamente não percebi erros gramaticais. Excelente parágrafo!!!

3- DESENVOLVIMENTO 2:

    Outrossim, o desinteresse do povo quanto à displicência da administração superior do país, a qual não investe no EaD, é um óbice. Nesse sentido, enxerga-se que o livro “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, estabelece relação com essa problemática, quando narra uma inexplicável epidemia de “cegueira branca”, a qual atinge uma cidade, pois compreende-se que a doença mencionada representa não só a impossibilidade física, mas também a alienação da sociedade no tocante à vindicação dos seus direitos, ou seja, mesmo a Constituição Federal de 1988 assegurando o direito de aprender, o Governo não tem investido neste novo formato de ensino, e a população alienada e cega fortalece, com esse comportamento, a falta de reivindicação desse investimento negligenciado. Assim, nota-se que a despreocupação do corpo social sobre o desleixo da governança brasileira em investir neste modo de ensinança é uma barreira.

Comentários: Pelo que eu entendi, a sua tese nesse parágrafo é a "alienação social em relação à negligência governamental em investimentos no EaD", que foi dita na introdução, e você trouxe para este parágrafo. Em seguida, você traz um repertório legítimo de José Saramago, evidenciando a alienação da sociedade, e a Constituição Federal provando a existência de um direito e em seguida defende que o governo não investe nesse direito, para fechar você disse que a sociedade está alienada e cega e não reivindica o investimento negligenciado à educação a distância pelo Governo. Essa foi minha compreensão desse parágrafo. Mais uma vez eu não encontrei erros gramaticais. Está ótimo!

4- CONCLUSÃO:

    Portanto, medidas são necessárias para amenizar esses problemas apresentados. Então, cabe ao *Governo Federal, **por meio de parceria com o Ministério da Economia e o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, ***criar incentivos fiscais para reduzir impostos em produtos de informática, ****a fim de facilitar aos educandos a compra de instrumentos tecnológicos, *****como computadores, celulares e tablets. Ademais, sugere-se às *mídias, *****por poderem influenciar e propagar informações rapidamente, ***mostrar à sociedade desinteressada, **apresentando o artigo 205 da Constituição, ***seus direitos e deveres educacionais, ****com intuito de minimizar a omissão da reclamação destes. Logo, com estas sugestões, acredita-se que os desafios da educação a distância serão minimizados, e muitas contribuições, adquiridas.

* = AGENTE
** = COMO
*** = AÇÃO
**** = FINALIDADE
***** = DETALHES

Comentários: Sua Conclusão está completa, apresenta todos os elementos, inclusive a retomada do tema no final. Resolvi avaliar a primeira proposta. Por apresentar agente, ação, como, finalidade e detalhes, você garante os 200 pontos. Uma boa conclusão. Não percebi desvios de gramática. Parabéns!!!

Espero ter te ajudado, continue assim. Parabéns!!!

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