• Avatar do usuário
#78215
O artigo 5°, da Constituição Federal de 1989, defende o direito pleno de qualquer cidadão. No entanto, percebe-se uma falha na garantia desse direito na questão dos problemas do sistema prisional brasileiro, o que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional. Dessa forma, em razão do silenciamento e de uma base educacional lacunar, emerge uma situação difícil, que precisa ser revertida.

A princípio, a falta de debate caracteriza-se como um complexo dificultador. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre os desafios do sistema prisional do país, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, dado que as pessoas ignoram o fato de que detentos vivem em condições, no mínimo, inadequadas e quando retornam à sociedade não conseguem se ressocializar.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a vacuidade na educação. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base um déficit educacional. No que tange aos desafios do sistema prisional brasileiro, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não cumpre seu papel no sentido de reverter e de prevenir o problema, visto que não traz às salas de aula conteúdos úteis para resolução da questão.

Portanto, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debate sobre a questão no ambiente escolar, por meio de palestras ministradas por professores. Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de especialistas no assunto e ex-presidiários. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, de modo que mais pessoas compreendam a importância de vencer desafios do sistema prisional do Brasil. A partir dessas informações, poderá se consolidar um país mais justo.

Podem, por favor, corrigir a minha redação?

@thayolivb
@larissa0205
@Ashryvere
@SarahLessa
@vanussa
@Anne24
@Amoramts
@Chrystian
@LucasME
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A questão do lixo no Brasil

O filme "Wall-e" se passa em uma socieda[…]

geoca PODE CORRIGIR MINHA RED PFVR?

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Sob a perspectiva do aclamado documentário […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM