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#51706
“Qual caminho devo tomar para sair daqui?”. No País das Maravilhas, do escritor Lewis Carroll, a personagem Alice faz essa pergunta ao Mestre Gato para saber como deixar o mundo surreal em que se encontrava. É possível relacionar essa indagação com os desafios do sistema previdenciário brasileiro. Isso porque encontrar um “caminho” que venha distanciar a sociedade dessa problemática permite o alcance de uma realidade funcional. Nessa perspectiva, convém analisar os aspectos políticos e culturais que envolvem essa questão no país.
Em princípio, compreende-se que o Estado se mostra negligente ao permitir o alto nível de endividamento para com o sistema previdenciário. Uma vez que, o grande déficit previdenciário existente é derivado dos recursos devidos, em grande parte, pelo sistema bancário brasileiro, o que, compromete a funcionalidade da previdência social e os direitos de seus beneficiários. Com isso, vê-se que o poder público não vem garantindo o bem-estar de todos os cidadãos, demostrando, dessa forma, o rompimento do contratualismo, teorizado por Thomás Hobbes no livro Leviatã.
Também, é importante pontuar que aceitar a não manutenção da seguridade social é banalizar o mal. Porém, parte da sociedade tem mostrado certa falta de empatia perante o descumprimento dessa garantia constitucional, o que, por sua vez, tem levado a uma inércia estatal diante de tal problemática. A naturalização desse fato pode ser explicada a partir dos estudos da filósofa Hannah Arendt, visto que, devido a um processo de massificação social, as pessoas estão perdendo a capacidade de discernir o certo do errado.
Ressalta-se, portanto, que os desafios da previdência social devem ser superados. Para isso, é necessário que as instituições educacionais promovam estudos econômicos para entender o problema previdenciário e encontrar suas devidas soluções. Além disso, seria interessante que o Estado provesse um programa de cobrança ao sistema bancário brasileiro, para assim, diminuir o déficit existente. Ainda, é importante instigar na população um pensamento crítico sobre a não garantia dos direitos constitucionais e assim incitar um Estado mais funcional. Desse modo, seria possível encontrar o “caminho” para uma realidade mais harmônica, assim como a personagem Alice.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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