Em uma primeira análise, deve se ressaltar a falta do apoio familiar, para combater o problema. Além disso, a má infraestrutura nas escolas corrobora para que as pessoas deixem de frequentar as escolas, dificultando o processo de alfabetização no Brasil, por não terem o incentivo de aprender e continuar seus estudos.
Ademais, é fundamental apontar a falta de medidas governamentais , como impulsionador do problema, pois, muitos jovens acabam terminando o ensino médio analfabetos. Segundo o instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira (INEP), mais de 50% dos alunos do 3° ano tem nível insuficiente em leitura e matemática. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O ministério da educação deve destinar emendas para as escolas para a aquisição de materiais, capacitação de professores, entre outros, a fim que os estudantes possam permanecer no ambiente escolar e minimizem os desafios da alfabetização.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada