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#59381
Segundo o psicólogo Jean Piaget, o principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram. Entretanto, no Brasil, nem toda a população tem acesso a uma educação adequada, cerca de 7% dos brasileiros podem ser considerados analfabetos, de acordo com a Pnad Contínua de 2017. Isso se dá em grande parte pela falta de infraestrutura nas escolas e a falta de qualificação dos profissionais envolvidos no meio da educação.

Primeiramente devemos evidenciar que a infraestrutura escolar brasileira é bem precária e que isso contribui para o analfabetismo nacional. De acordo com um estudo realizado pelo BID o desempenho dos alunos que estudam em ambientes com boa infraestrutura é superior aos que não dispõem desse recurso. Ainda que, uma estrutura bem pensada implica diretamente no interesse dos estudantes.

Além disso, a falta de profissionais qualificados no também contribui para o índice de analfabetismo. Conquanto, a pequena parcela de profissionais de educação com alto nível de analfabetismo evidencia as falhas na formação de docentes no país. Isso posto, consequentemente a alfabetização fica prejudicada pela falta do ensino correto.

Por fim, diante dos desafios mencionados, é necessária a ação do governo, a inserção de computadores nas escolas, inserir tecnologia no meio escolar e enviando mais verba para que seja possível a melhora na infraestrutura. No que lhe concerne, é inegável que as escolas terão de se atentar mais ante a qualificação dos profissionais contratados para o aprendizado. Feito isso, a educação dará mais um passo afim da escassez do analfabetismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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