Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#52346
De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Diante disso, é consenso na sociedade contemporânea que a alfabetização é a ferramenta mais viável para a ascensão dos indivíduos. Contudo, o acesso à educação e, por consequência, à alfabetização funcional, não é algo inserto na vida de todos os brasileiros. Destarte, é crucial a análise das razões que tornam essa problemática uma realidade no país.
Em primeiro lugar, cabe abordar as dificuldades dos estudantes brasileiros quanto às disparidades regionais. Dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que a região Norte e Nordeste ficaram abaixo da média brasileira nos níveis de proeficiência em Leitura e Matemática nos anos de 2014 e 2016. Percebe-se, diante do exposto, a ausência de educação eficiente ou escolaridade incompleta nas regiões citadas.
Ademais, outro fator a salientar é o analfabetismo funcional. Segundo dados do Índice de Analfabetismo Funcional de 2018 (INAF), cerca de 13% de brasileiros que já concluíram o ensino médio são analfabetos funcionais, o que evidencia a falha no processo de alfabetização em todo o território nacional.
Torna-se evidente, portanto, o quanto o ensino escasso no país é nocivo ao direito dos brasileiros à uma educação de qualidade. Assim, cabe ao Estado o investimento educacional em todas as regiões do Brasil, priorizando as mais afetadas, como Norte e Nordeste. Outrossim, compete ao MEC a manutenção das medidas já implantadas, como o programa Brasil Alfabetizado. Dessa forma, será possível a elevação da qualidade escolar e a melhoria nos índices de alfabetização.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A realidade de muitos jovens brasileiros nos dias […]

Ao contrário do que se reverbera na Constit[…]

De modo ficcional, o filme "O Espetacular Hom[…]

Em termos tecnológicos, durante a atual pan[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM