A faixa etária com redução no índice de analfabetismo no Brasil, segundo dados do índice de analfabetismo funcional de 2018, a inaf, vê-se que cerca de 13% das pessoas idosas que concluíram o ensino médio são analfabetas funcionais, no ensino superior esse índice é de apenas 4%. O analfabetismo absoluto que é a total falta de educação na vida do indivíduo atinge em maior parte os idosos, isso acontece devido a falta de oportunidades que tiveram na juventude por trabalharem desde cedo para ajudar no sustento da família. Isso ainda É um problema nos dias atuais, a desigualdade social na vida dos brasileiros é a grande problemática que impede esse grupo populacional inferior de terem uma boa educação e concluírem seus estudos.
Segundo Émile Durkheim, sociólogo francês, os fatos sociais podem ser normais ou patológicos segundo essa linha de raciocínio, observa -se que um ambiente patológico em crise, rompe toda a harmonia social, visto que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo.
Assim sendo, medidas devem ser tomadas para que haja harmonia social a respeito da alfabetização em questão no Brasil, em virtude disso, o governo deve investir mais no Eja, ensino para jovens e adultos , disponibilizando essa oportunidade em qualquer escola tanto municipal quanto estadual, e com a ajuda da mídia fazer campanhas para que as pessoas voltem a estudar e concluam seus estudos. E para que não exista mais crianças e jovens abdicando dos seus estudos, o governo junto com o ministério da educação e o poder legislativo, deve criar uma lei que ampare esses indivíduos que estão abandonando seus estudos para ajudar na renda familiar, essa lei funcionará como um auxílio educação onde o governo disponibilizará o equivalente a um salário mínimo dependendo de quantas crianças ou adolescentes terá essa família, com o propósito de que esses cidadãos não abdiquem de um futuro próspero na educação para trabalharem tão cedo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.