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#51493
O Brasil sem analfabetos
Não restam dúvidas que o sistema de ensino brasileiro é precário, visto que ainda existem pessoas às quais não sabem ler e nem escrever. Nesse viés, isso não deixa de ser uma problemática que precisa ser analisada e combatida, porque pode prejudicar o crescimento individual, bem como a falta de escolas em algumas regiões pobres. Com base nisso, é válido discutir sobre os entraves para a alfabetização no Brasil, já que esse problema encontra-se pendente, no que tange a área educacional.
Desde o período colonial, em que apenas a aristocracia tinha acesso à educação, o país era comandado por uma pequena parcela da população. Nesse sentido, não está muito diferente dos dias atuais, visto que, as pessoas que possuem uma renda alta,geralmente, colocam os seus filhos em escolas particulares. Outrossim, esses são os que mais conseguem vagas em trabalhos formais ou entram nas universidades particulares. Entretanto, o mesmo não acontece para os indivíduos pobres que necessitam recorrer aos colégios públicos e ainda sentem dificuldades de aprendizado por causa disso, acabam abandonando a escola e causa a evasão escolar.
Além disso, a falta de escolas em algumas regiões pobres faz com que a população local continua analfabeta e, sem qualquer chance de instrução, para que possam ter um bom emprego. Ademais, essa escassez de instituições pode gerar o aumento da violência. De acordo com Pitágoras, filósofo e matemático grego, o qual disse "Eduquem as crianças e não será necessário punir os adultos". Logo, essa citação deixa explícita a necessidade de se alfabetizar e ser educado para no futuro, não atormentar a sociedade.
Portanto, faz-se mister que o Ministério da Educação junto com o Estado criem políticas que visem a construção de um mundo melhor e para isso é importante que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso a um ensino de excelência mesmo que seja público. Por outro lado, o governo federal deve investir mais no setor educativo do país. A fim de que, Os Estados possam estabelecer escolas em lugares carentes da cidade e,consequentemente, propagar o conhecimento para o território inteiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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