Por Babix
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49127
Policarpo Quaresma, protagonista do clássico romance "Triste Fim de Policarpo Quaresma", escrito pelo pré-modernista Lima Barreto, sempre teve como característica marcante o nacionalismo ufanista, a crença em um país utópico. Entretanto, os altos índices de analfabetização na sociedade torna o Brasil ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Nessa perspectivas, percebe-se a configuração de graves problemas, como a falta de verbas em escolas de ensino primário e o defasado sistema educacional.
É indubitável que o financiamento precário em colégios deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne à criação de macanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre na prática. Devido a falta de atuação das autoridades, há um negligenciamento da problemática na educação, resultando na precariedade de livros e materiais, e consequentemente, na evasão escolar dos alunos.
Ademais, é imperativo ressaltar o antigo sistema educacional brasileiro presente nas salas de aula como promotor do problema. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018 foi registrado 6,8% de cidadãos com mais de 15 anos de idade analfabetos. Partindo desse pressuposto, o método defasado que existe na relação aluno/professor, criticado por muitos estudiosos, acarreta na perda de interesse pelo ato de aprender. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a problemática contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir o avanço da problemática no âmbito social. Destarte, o Governo Federal deve, por meio de parcerias com o Ministério da Educação (MEC), liberar uma quantidade maior de verbas para esse fim. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, autoridades máximas estaduais e municipais devem instituir, nas escolas, palestras ministradas por psicólogos, que discutem a importância da leitura no âmbito familiar e na sociedade em geral, a fim de que seja possível construir um país de que Policarpo Quaresma pudesse se orgulhar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Por Babix
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49149
Gente alguém corrige pra mim por favor 🙏🙏🙏
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
230 Exibições
por OlrenBeat
1 Respostas 
246 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
92 Exibições
por laralisboaws
1 Respostas 
189 Exibições
por elizasolanum
1 Respostas 
168 Exibições
por Laurhax54
6 Respostas 
356 Exibições
por leticiagodoy
0 Respostas 
187 Exibições
por Phaela
2 Respostas 
370 Exibições
por soffi
Processo migratório
por Mariah2006    - In: Outros temas
0 Respostas 
54 Exibições
por Mariah2006
Empecilhos no processo de adoção.
por Lucas110    - In: Outros temas
0 Respostas 
65 Exibições
por Lucas110
A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

A violência no Brasil contra a mulher &eacut[…]

Olá, Kauafak! Você enviou sua reda&cc[…]

Olá, juliasales11! Obrigado por enviar sua […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM