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#49127
Policarpo Quaresma, protagonista do clássico romance "Triste Fim de Policarpo Quaresma", escrito pelo pré-modernista Lima Barreto, sempre teve como característica marcante o nacionalismo ufanista, a crença em um país utópico. Entretanto, os altos índices de analfabetização na sociedade torna o Brasil ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Nessa perspectivas, percebe-se a configuração de graves problemas, como a falta de verbas em escolas de ensino primário e o defasado sistema educacional.
É indubitável que o financiamento precário em colégios deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne à criação de macanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre na prática. Devido a falta de atuação das autoridades, há um negligenciamento da problemática na educação, resultando na precariedade de livros e materiais, e consequentemente, na evasão escolar dos alunos.
Ademais, é imperativo ressaltar o antigo sistema educacional brasileiro presente nas salas de aula como promotor do problema. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018 foi registrado 6,8% de cidadãos com mais de 15 anos de idade analfabetos. Partindo desse pressuposto, o método defasado que existe na relação aluno/professor, criticado por muitos estudiosos, acarreta na perda de interesse pelo ato de aprender. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a problemática contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir o avanço da problemática no âmbito social. Destarte, o Governo Federal deve, por meio de parcerias com o Ministério da Educação (MEC), liberar uma quantidade maior de verbas para esse fim. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, autoridades máximas estaduais e municipais devem instituir, nas escolas, palestras ministradas por psicólogos, que discutem a importância da leitura no âmbito familiar e na sociedade em geral, a fim de que seja possível construir um país de que Policarpo Quaresma pudesse se orgulhar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Muito obrigado pela correção!! Sobre[…]

Redação incrível. Obedecendo […]

Sim, apesar de ser uma redação com p[…]

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