É indubitável que o financiamento precário em colégios deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne à criação de macanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre na prática. Devido a falta de atuação das autoridades, há um negligenciamento da problemática na educação, resultando na precariedade de livros e materiais, e consequentemente, na evasão escolar dos alunos.
Ademais, é imperativo ressaltar o antigo sistema educacional brasileiro presente nas salas de aula como promotor do problema. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018 foi registrado 6,8% de cidadãos com mais de 15 anos de idade analfabetos. Partindo desse pressuposto, o método defasado que existe na relação aluno/professor, criticado por muitos estudiosos, acarreta na perda de interesse pelo ato de aprender. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a problemática contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir o avanço da problemática no âmbito social. Destarte, o Governo Federal deve, por meio de parcerias com o Ministério da Educação (MEC), liberar uma quantidade maior de verbas para esse fim. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, autoridades máximas estaduais e municipais devem instituir, nas escolas, palestras ministradas por psicólogos, que discutem a importância da leitura no âmbito familiar e na sociedade em geral, a fim de que seja possível construir um país de que Policarpo Quaresma pudesse se orgulhar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada