De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos são livres em dignidades e direitos, contudo, tais direitos não podem ser usufruídos se o indivíduo não souber ler nem escrever. Diante disso, é obrigatório que a alfabetização seja acessível para todos e que sua importância seja mais difundida entre a sociedade.
Diante disso, a criança que cresce e se torna um analfabeto fica mais suscetível a desinformação e as “Fake News” que são espalhadas facilmente pela internet. Além disso, é notável que a desinformação cresce a cada dia, dado esse mostrado no documentário, O Dilema das Redes, que mostra os perigos das redes sociais, sendo um dos principais, as informações falsas. Com isso o analfabeto, até mesmo o funcional, é mais propício a ser enganado por causa da má leitura e interpretação dos fatos pertencentes a realidade. Ao todo, é importante que exista uma baixa do analfabetismo, principalmente em crianças e adolescentes.
Conclui-se que a alfabetização não deve ser esquecida e que precisa dos devidos cuidados para que o percentual de crianças saiba ler e escrever, por isso, o Ministério da Educação deve criar cursinhos, tanto presenciais quanto online, destinados ao aprendizado de crianças e adolescentes com o objetivo de realizar o correto entendimento da língua portuguesa, por meio de um projeto de lei que dirija verbas da educação para o funcionamento das aulas com profissionais especializados na área da pedagogia, para que assim exista uma maior cultura em relação a leitura e uma menor taxa de analfabetismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.