Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#51870
Desde a Era Vargas, as melhorias realizadas nos direitos trabalhistas foram notórias, deixando o ambiente empregado x empregador mais justo. Contudo, nos dias atuais ainda há diferenças inadmissíveis no mercado, que podem se caracterizar como grandes desafios: a diferença salarial entre gêneros e o preconceito com trabalhadores braçais ou de limpeza.

Em primeiro lugar, é lícito destacar a diferença salarial entre homens e mulheres, que a cada ano que se passa chegam a níveis alarmantes. Dados do antigo Ministério do Trabalho e Emprego mostram a evolução dessa diferença, alegando que em 2015, o salário do homem estava 14,38% maior do que o da mulher. Tal dado demonstra a triste realidade brasileira, onde a mulher recebe menos simplesmente pelo fato de ser mulher. É necessário agir para mudar esse cenário.

Além disso, trabalhos braçais e de limpeza são vistos com olhos preconceituosos. Nesse caso, se esquece o fato de que tais profissões são tão importantes como qualquer outra. Na música "Cidadão", de Zé Ramalho, é mostrada por meio da letra a história de um pedreiro que construiu inúmeras obras, mas não tinha acesso a nenhuma delas pela sua condição social. Esse cenário se repete na realidade do Brasil, onde muitas vezes esses trabalhadores são esquecidos e tratados sem a devida importância.

Depreende-se, dessa forma, que ainda há desafios a serem enfrentados pelo mercado trabalhista. Para as escolas, urge realizar aulas sobre o tema para os mais novos, de modo que preconceitos sejam inibidos. As aulas podem ainda incluir visitas aos locais de atuação dos profissionais, mostrando aos alunos a prática real de suas funções. Ademais, cabe ao governo criar um projeto de lei que proíba as diferenças salariais. Assim, o progresso que ocorre desde a Era Vargas continuará a acontecer.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#52090
o correto seria "empregado versus empregador", versus deriva do latim, significa contra, mas pode usar no português brasileiro pois é consagrada devido o uso.

Não há nenhum erro na redação, só quero dizer que faltou um melhor detalhamento para aprofundamento e também,o uso de um agente mais eficaz na conclusão do que colocar simplesmente "escola". Nota 10 para você mas digo que ando desconfiado com a conclusão devido o citado, então vai um 9.
#52100
Allissom escreveu:Muito obrigado Damatsco!!! :D :D . Só uma perguntinha: sua desconfiança veio por causa que citei a Era Vargas? Será que foi uma boa ideia? :shock:
Muito boa ideia mesmo, nem lembrava que foi criado os direitos do trabalho e nem a média do salário mínimo, tudo a ver com o tema então

O preconceito é algo constante no dia a dia[…]

@medlover @Costa2020 @Felipe082 @RafaNaBase @Nicol[…]

As doenças mentais alcançaram elevad[…]

Segundo a Organização Mundial da Sa&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM