Em primeiro lugar, a falta de oportunidades é um empecilho evidente no país. Tendo em vista que, no período da revolução industrial houve transformações na sociedade e desenvolvimento urbano para receber a empregabilidade. Consequentemente, criou-se diversos Campos de ofícios, e assim, trouxe meios de trabalho para a população na época. Com tudo na contemporaneidade as empresas e indústrias são criteriosas ao escolher um novo funcionário, é evidente que isso, afeta diretamente as famílias.
Sobretudo, a qualificação profissional é fortemente cobrada e se tornou outra barreira que impede a aquisição do emprego. Assim, conforme o IBGE, indivíduos com menor escolaridade são os mais afligidos com o desemprego. Além disso, esse grupo teve menos oportunidades, não puderam terminar o ensino básico e não possui experiências profissionais. Sendo assim , é necessário uma ação para que todos recebam uma qualificação adequada.
Portanto, é fundamental combater os problemas enfrentados pela ausência de oportunidade de emprego e qualificação profissional. Para isso, é necessário que o governo o qual tem função de regrar e organizar a sociedade, crie cursos profissionalizantes para indivíduos sem experiências a fim de ter qualificações na área que será empregado. Paralelamente, é preciso intervir sobre as vagas de trabalho. Deste modo espera-se uma sociedade mais justa igualitária que ofereça possibilidades para esse grupo minoritário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.