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Por Fernandokaue
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O combate ao trabalho análogo à escravidão é uma luta constante que enfrenta diversos desafios. No Brasil, mesmo após a abolição da escravatura, ainda existem formas de trabalho degradante que violam os direitos humanos e exploram a mão de obra de maneira desumana. Nesse contexto, é necessário destacar dois desafios centrais: a falta de conscientização da sociedade e a falta de estrutura e recursos para a fiscalização.
No que diz respeito à conscientização, um dos principais desafios é romper com a naturalização do trabalho análogo à escravidão. Muitas vezes, as pessoas não reconhecem essa prática como uma violação dos direitos humanos, por estarem habituadas a situações degradantes de trabalho. É preciso, portanto, promover campanhas educativas e programas de conscientização para que a sociedade compreenda a gravidade dessa questão e se mobilize para combatê-la.
Além disso, a falta de estrutura e recursos para a fiscalização é outro obstáculo a ser superado. A ausência de órgãos fiscalizadores em certas regiões do país dificulta a identificação e punição dos casos de trabalho análogo à escravidão. Sem uma estrutura adequada, é difícil assegurar que as leis sejam efetivamente cumpridas, permitindo que essa prática persista. Investimentos em infraestrutura, treinamento de profissionais e fortalecimento dos órgãos responsáveis são fundamentais para combater esse tipo de trabalho.
Diante desses desafios, é essencial que haja uma cooperação entre governo, sociedade civil e empresas para criar políticas públicas e ações efetivas de combate ao trabalho análogo à escravidão. É imprescindível que as leis sejam mais rigorosas e que haja uma fiscalização intensa para identificar e punir os infratores. Além disso, é importante incentivar o consumo consciente, evitando produtos de empresas que se beneficiem do trabalho escravo. Somente por meio dessas medidas conjuntas será possível avançar na erradicação dessa prática tão injusta e desumana.
Em conclusão, os desafios do combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil são complexos e envolvem tanto a falta de conscientização da sociedade quanto a falta de recursos para a fiscalização. É necessário promover a conscientização da população sobre a gravidade dessa prática e desenvolver mecanismos eficazes para identificar e punir os envolvidos. A erradicação do trabalho análogo à escravidão requer uma ação conjunta de diversos atores, a fim de promover a justiça social e o respeito aos direitos humanos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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