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#50686
Na obra, " o Auto da barca do inferno ", Gil Vicente, pai do teatro português, tece uma crítica ao comportamento vicioso do século XVI. De forma análoga, o tabagismo revela-se como um vício que marca o contexto atual, tal como descrito por Gil. Não obstante, o ato de fumar se estabelece negativamente através da sua infame "naturalização" , a qual enaltece o prazer momentâneo,
proporcionado pela nicotina, em razão, da banalização dos prejuízos causados à saúde. Nessa perspectiva, convém analisar o processo influenciador dos círculos sociais, bem como, as contribuições da insuficiência legislativa para a persistência do problema.

A princípio,vale citar o poder de influência exercido pela comunidade. Sob essa ótica, o conceito de " fato social ", elaborado por Émile Durkheim, sociólogo francês, estabelece que a sociedade molda o comportamento do indivíduo. Nota-se, portanto, que muitos fumantes têm sua primeira experiência com a nicotina em grupos de conhecidos, motivados por frustrações, busca por aceitação ou mesmo à procura pelo prazer imediato. Nesse viés, a OMS considera o tabagismo uma doença pediátrica, dado que, 90% dos fumantes tornam-se dependentes até os dezenove anos de idade.

Em segundo plano, é fundamental ressaltar as lacunas que impedem o pleno cumprimento legislativo. Com efeito, a lei antifumo de número 12.546, sancionada em 2011, com intuito de inibir o tabagismo, revela- se pouco eficaz quando se tem acesso aos dados acerca de doenças e taxas de morte causadas pelo vício. Segundo o INCA(Instituto Nacional do Câncer) , o tabagismo é responsável pelo câncer de pulmão, tumor que mais mata no Brasil. Além disso, de acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Sob tal aspecto, vale uma significativa comparação, na Austrália um maço de cigarros custa o equivalente de 100 reais, afim de dificultar o acesso da população, enquanto no Brasil, o preço razoável facilita a propagação do fumo.

Diante do exposto, torna-se necessário a criação de ações para minimizar tal impasse. Tendo em vista, que o tabagismo é um problema de saúde pública e a constituição de 1988 garante o acesso à saúde de qualidade, compete ao Ministério da Saúde, criar um sistema dentro do SUS voltado ao combate do tabagismo. A intervenção deve se dá através de cadastro em centros de saúde, e entrega da " carteirinhas" de identificação aos fumantes. Tal sistema deve oferecer atividades que substituam o prazer causado pelo cigarro e rodas de conversa entre família e comunidade.Cabe ainda, ao poder legislativo reformular a lei antifumo, mediante a criação de um artigo voltado ao aumento considerável do preço do maço de cigarro. Somente assim, os indivíduos alcançarão o bem estar que procuram de forma saudável e consciente.




@Anna1 ,@Michele10 , @marliac oi gente, poderiam corrigir, por favor :D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#50698
Durante todo o texto eu percebi uma acumulação de vírgulas. As vírgulas são comumente associadas à pausa, então tome cuidado. Quando lemos um texto com muitas vírgulas, é como se a leitura tivesse "travando", entende? (Desculpa meu jeitão coloquial de explicar as coisas).
Mas o fato é que as vírgulas vão te tirar uns pontinhos na competência 1, já que você usou elas de forma inadequada, separando sujeito e verbo, por exemplo.
Outra coisa importante que devo ressaltar é que você usa um excesso de informações desnecessárias. Tente por na introdução e nos desenvolvimentos apenas uma citação/dado, pois não há necessidade de "encher" o texto de estatísticas soltas. Ponha uma em cada parágrafo (lembrando que não é necessário pôr na conclusão) e tente desenvolver a relação do que foi citado com o tema? Tente se posicionar melhor.
A sua conclusão é extensa, mas é incompleta. Que bom que você consegue escrever bastante, mas use isso ao seu favor. Tente fazer uma proposta de intervenção completa e detalhada. Não tem problema se você não conseguir fazer uma segunda proposta, o importante é completar pelo menos uma. Seu texto está bom, mas se você estudar um pouco mais a competência 1, 3 e 5 ele vai ficar melhor ainda!
#50752
marliac escreveu:Durante todo o texto eu percebi uma acumulação de vírgulas. As vírgulas são comumente associadas à pausa, então tome cuidado. Quando lemos um texto com muitas vírgulas, é como se a leitura tivesse "travando", entende? (Desculpa meu jeitão coloquial de explicar as coisas).
Mas o fato é que as vírgulas vão te tirar uns pontinhos na competência 1, já que você usou elas de forma inadequada, separando sujeito e verbo, por exemplo.
Outra coisa importante que devo ressaltar é que você usa um excesso de informações desnecessárias. Tente por na introdução e nos desenvolvimentos apenas uma citação/dado, pois não há necessidade de "encher" o texto de estatísticas soltas. Ponha uma em cada parágrafo (lembrando que não é necessário pôr na conclusão) e tente desenvolver a relação do que foi citado com o tema? Tente se posicionar melhor.
A sua conclusão é extensa, mas é incompleta. Que bom que você consegue escrever bastante, mas use isso ao seu favor. Tente fazer uma proposta de intervenção completa e detalhada. Não tem problema se você não conseguir fazer uma segunda proposta, o importante é completar pelo menos uma. Seu texto está bom, mas se você estudar um pouco mais a competência 1, 3 e 5 ele vai ficar melhor ainda!
Muito obrigada pela correção, eu realmente tenho um sério problema em relação às vírgulas e acúmulo de repertório, quando eu me deparo com o tema inconscientemente já começo a incluir inúmeras informações :? Mas o que você falou faz todo sentido, vou tentar me limitar à uma informação central por parágrafo e focar nas competências que você ressaltou. Mais uma vez, obrigada :D

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