Vale ressaltar, a princípio, que a escassez educacional é o principal fator no agravamento dos desafios do aumento do assédio sexual no Brasil. À luz disso, de acordo com o ex-presidente Nelson Mandela, "A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo". Partindo dessa lógica, para garantir que o tema deixe der um imbróglio, é
necessário que haja, primeiramente, sua discussão nas escolas, pois é notório a capacidade de mudanças que os centros de sapiência podem promover. Desse modo, enquanto as instituições de ensino se manterem fechadas para tais assuntos, o país terá que conviver com essa realidade desarmônica, a qual trará prejuízos para os indivíduos.
Outrossim, é inalienável que a Estagnação social é outro fator potencializador da problemática. Nesse sentido, consoante o teórico Michel Foucalt defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que os alicerces do poder continuem mantidos. Todavia, na atualidade, percebe-se uma omissão no que se refere às discussões acerca dos desafios do aumento do assédio sexual, que tem sido uma questão silenciada no Brasil. Dessa forma, sem diálogo sério e massivo a respeito desse problema, sua resolução é quase utópica.
Destarte, diante dos fatos supracitados, medidas são fundamentais a fim de erradicar essa problemática. Com o propósito de que ocorra, urge que o Governo Federal - Órgão responsável pela a instancia máxima na execução administrativa -, por meio das parcerias das ONG's, devem promover palestras nas comunidades, tais palestras devem ser "Web conferênciadas", para alcançar um público alvo maior, juntamente com os professores de Sociologia e Filosofia, na qual a finalidade é mostrar o atual cenário brasiliano em frente ao assédio sexual no Brasil. Ademais, é dever do Poder Legislativo, criar leis mais rígidas e eficaz, que garantam a segurança das mulheres brasileiras. Somente assim, Gregório de Matos, escreveria como o Brasil superou seus problemas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada