Em primeira análise, os menores de idade são vulneráveis a serem sequestrados. Nesse sentido, a animação "Enrolados" retrata essa problemática, na trama a personagem "Rapunzel" foi sequestrada ainda criança e mantida presa. Nesse viés, o filme é referente a realidade do Brasil, de modo que muitos indivíduos são raptados para exploração sexual, venda de órgãos e mantidos em cárcere. Contudo, esse entrave violento resulta no avanço no número de pessoas que desaparecem.
Outrossim, convém enfatizar que a falta de uma segurança mais rígida na sociedade ajuda na permanência desse desafio. Entretanto, embora a Constituição Federal de 1988 garanta a todos o direito à segurança, essa garantia não é eficaz no Brasil. Isso acontece, pois os lugares periféricos mostram a ausência dos Órgãos polícias, de modo que, nesses locais, há níveis altos de violência e desaparecimentos por falta de segurança pública.
Portanto, diante desse panorama, é importante que haja mudanças para combater esse desafio. Logo, cabe ao Estado potencializar as investigações dos desaparecimentos, essa medida seria feita através da criação de delegacias especializadas nesses acontecimentos criminais, sendo elas localizadas em todo território nacional e, principalmente, em lugares periféricos, a fim que haja eficácia nas buscas de pessoas que foram sequestradas e garantindo a segurança que está destacada na Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.