• Avatar do usuário
#65943
A obra literária " radioactive" que relata a jornada da cientista Marie Curie e os desafios da ciência em causa de seu gênero. Da ficção para a realidade, é exposto que o Brasil possui uma legislação em ampara pesquisas. Nesse viés, muitas das vezes este apoio não é concedido aos cientistas que , portanto, passam pela mesma situação de Marie.Contudo, é notório destacar que a falta de incentivo financeiro e social, e ainda a negligência estatal em relação a pesquisa configuram as maiores problemáticas deste cenário.
Primeiramente, cabe ressaltar que o estado não investe como deveria nas universidades e centro de pesquisas, uma vez que a ciência deveria ser mais valorizada. Conforme disse Mantegazza, "A ciência é o melhor instrumento para mudar a nossa ignorância." De acordo com essa perspectiva, os estudos científicos e tecnológicos são fundamentais para diagnosticar problemas e realizar melhorias para erradicar as mazelas que assolam o planeta. Assim, como não há investimentos nesse setor e uma opinião equivocada dos governantes atuais de que a ciência não importa, essa área permanecerá fragilizada.
Em segunda análise, é notório destacar que além do fato de não haver investimento nessa área também há uma grande negligência do estado em relação ao fato. Sob esse viés, nota-se que o descaso do Governo com as políticas de subsídio para a comunidade científica cresceu consideravelmente a partir de 2020 - de acordo com o G1 -, inviabilizando, assim, que a sociedade usufrua de bens científicos. Dessa maneira, é necessário uma intervenção que acabe, a médio e a longo prazo, o assunto em questão.
Portanto, infere-se que devem ser tomadas medidas no intuito de amenizar tal cenário.
Assim torna-se necessário que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, amplie a participação de instituições públicas e privadas no que se refere à elaboração de alternativas que impulsionem o desenvolvimento tecnológico brasileiro. Outro viés, a fim de minimizar o descaso governamental, vê-se necessário que a sociedade civil crie um projeto de lei para subsidiar pesquisas científicas. Somente assim, agindo dessa forma será possível que essa problemática seja por fim minimizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

A constituição Federal de 1988,docum[…]

No Brasil, cerca de 14 (quatorze) milhões d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM