À primeira vista, cabe mencionar que, segundo Paulo Freire, o mundo é mudado por pessoas, que são transformadas por meio da aprendizagem. No entanto, desde 2016, o Ministério da Educação (MEC) vem promovendo sucessivos cortes de verbas de faculdades e institutos federais, além de, segundo uma reportagem da UNES, mais de 95% das escolas não possuem infraestrutura básica prevista em lei para transformar o corpo social. Essa situação é, portanto, oriunda da desvalorização de políticas de base por parte das autoridades governamentais.
Em segundo lugar, vale salientar como o investimento na educação pode influenciar diretamente os avanços científicos do país, uma vez que, estudando farmacologia, por exemplo, é possível desenvolver novos medicamentos. Por isso, é mister que a ciência tenha maior visibilidade.
Assim, para a resolução deste problema, órgãos competentes como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações ou o MEC devem promover o estudo por meio da publicidade em emissoras de televisão e rádio, da mesma forma que anunciam o ENEM. Neste aspecto, tal como aconteceu com a campanha de vacinação contra a poliomielite do Zé Gotinha, em 1986, o interesse pelo conhecimento por parte da população se encarregará de criar uma sociedade científica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.