Nesse cenário, é oportuno denunciar, antes de tudo, à influência por parte da mídia sobre a problemática. De acordo com o criador da empresa tecnológica apple, Steve Jobs, reforça que a tecnologia move o mundo. Nessa lógica do empresário, podemos associar ao domínio que a mídia tem entre jovens, influenciando eles de que os cigarros eletrônicos são inofensivos à saúde, consequentemente fazendo a juventude acreditar nisso incentivado o uso do produto sem ao menos saber o verdadeiro problema.
Cabe analisar , outrossim, a lacuna educacional como outra problemática dos famosos " vapes " - como são chamados entre os jovens-. Segundo o pedagogo brasileiro, Paulo Freire, a escola precisa abandonar seu método tecnicista para desenvolver a criticidade dos alunos. Tal pensamento, pode ser referido a metodologia de ensino atual das escolas, como exemplo, ensinando que somente cigarros tradicionais fazem mal e negligenciando os riscos oferecidos pelo eletrônico, criando assim uma bolha no conhecimento.
Portanto, urge a necessidade de medidas para combater os desafios da prevenção dos vapes entre jovens brasileiros. Por isso, cabe ao Poder Executivo- órgão destinado a executar e fiscalizar leis- fazer com que a mídia divulgue a verdade sobre os cigarros eletrônicos, por meio de postagens nas redes sociais, afim de alertar a população jovem sobre os riscos de uso desses produtos. Assim o Brasil poderar superar tal impasse.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.