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#74874
*Desafios da População Jovem no Brasil*

Na obra "Utopia", do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Paralelo a isso, o que se observa na realidade brasileira no século XXI é o oposto ao que o autor prega, pois os jovens brasileiros encontram cada vez mais desafios em seus caminhos, o que dificulta a concretização da ideia de More. Sendo assim, percebe-se a configuração de um grave problema, que como causa possui a negligência governamental e, consequentemente, causa o abandono escolar. Assim, cabe análise acerca de causas, consequências e uma possível solução.

Em primeiro lugar, é imperioso pontuar que as juventudes estão enfrentando um alto número de obstáculos devido à baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que controlem tais recorrências. Sob esse viés, o filósofo John Locke desenvolveu o "contrato social", em que o Estado seria responsável pelo bem-estar, coletivo. Todavia, o poder público se abstrai diante de um assunto tão importante, logo, compreende-se o porquê de sua perpetuação na sociedade, visto que o poder estatal não cumpre para com os cidadãos direitos indispensáveis. Tendo em vista, a importância da problemática supracitada, medidas são necessárias para resolvê-la.

Outrossim, vale ressaltar como consequência dessa temática, o abandono escolar, o que é vivenciado por jovens e, corrobora com o óbice. Nesse sentido, no filme "Din e o Dragão Genial", lançado em 2021, retrata a vida de Din, um rapaz que mora na periferia de sua cidade e, várias vezes, opta por faltar à escola e a atrasar seu aprendizado, para trabalhar e conseguir dinheiro para suprir suas necessidades. Logo, é indubitável que o desequilíbrio na qualidade de vida das juventudes brasileiras é um obstáculo e faz com que muitas vezes a mocidade escolha a busca por empregos e abandona a escola, por uma questão de necessidade. Desse modo, entende-se essa questão como algo cuja resolução é imediata.

Portanto, pode-se inferir que o tema é relevante e urge soluções. Por isso, é imprescindível que o Governo Federal - como principal meio para cumprir os direitos do povo brasileiro -, crie o projeto social "Vida Jovem", fundamentado no pagamento de um auxílio para jovens em situação de pobreza, por meio de verbas destinadas para os municípios e, também crie programas para para promover o empoderamento juvenil, através das emissoras de televisão. Espera-se, com isso, atenuar os vários desafios vividos pela juvenilidade. Quiçá, assim, tal quadro reverter-se-á na perspectiva brasileira e fazer jus à ideia de Thomas More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#74933
Oi, Gaby. Tudo bom?

Na obra "Utopia", do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Paralelo a isso, o que se observa na realidade brasileira no século XXI é o oposto ao que o autor prega, pois os jovens brasileiros encontram cada vez mais desafios em seus caminhos, o que dificulta a concretização da ideia de More. Sendo assim, percebe-se a configuração de um grave problema, que como causa possui a negligência governamental e, consequentemente, causa o abandono escolar. Assim, cabe análise acerca de causas, consequências e uma possível solução.

Introdução excelente! Thomas More é o melhor escritor para citar na introdução kkkkkkk.


Em primeiro lugar, é imperioso pontuar que as juventudes estão enfrentando um alto número de obstáculos devido à baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que controlem tais recorrências. Sob esse viés, o filósofo John Locke desenvolveu o "contrato social", em que o Estado seria responsável pelo bem-estar, (essa vírgula não deveria existir) coletivo. Todavia, o poder público se abstrai diante de um assunto tão importante, logo, compreende-se o porquê de sua perpetuação na sociedade, visto que o poder estatal não cumpre para com os cidadãos direitos indispensáveis. Tendo em vista, a importância da problemática supracitada, medidas são necessárias para resolvê-la.

Nesse parágrafo só ocorreu um pequeno desvio no uso na vírgula.
Dica: exemplifique quais são esses direitos indispensáveis.

Outrossim, vale ressaltar como consequência dessa temática, o abandono escolar, o que é vivenciado por jovens e, corrobora com o óbice. Nesse sentido, no filme "Din e o Dragão Genial", lançado em 2021, retrata (é retratada) a vida de Din, um rapaz que mora na periferia de sua cidade e, várias vezes, opta por faltar à escola e a atrasar seu aprendizado, para trabalhar e conseguir dinheiro para suprir suas necessidades. Logo, é indubitável que o desequilíbrio na qualidade de vida das juventudes brasileiras é um obstáculo e faz com que muitas vezes a mocidade escolha a busca por empregos e abandona (abandone) a escola, por uma questão de necessidade. Desse modo, entende-se essa questão como algo cuja resolução é imediata.

Gaby, como você usou "no" o correto seria "é retratada a vida...".
Além disso, acredito que você deveria ter escrito "abandone" (desculpe-me se eu estiver errado) ou você poderia escrever "escolha buscar por empregos e abandonar a escola".

Portanto, pode-se inferir que o tema é relevante e urge soluções. Por isso, é imprescindível que o Governo Federal - como principal meio para cumprir os direitos do povo brasileiro -, crie o projeto social "Vida Jovem", fundamentado no pagamento de um auxílio para jovens em situação de pobreza, por meio de verbas destinadas para os municípios e, também crie programas para para promover o empoderamento juvenil, através das emissoras de televisão. Espera-se, com isso, atenuar os vários desafios vividos pela juvenilidade. Quiçá, assim, tal quadro reverter-se-á na perspectiva brasileira e fazer jus à ideia de Thomas More.

Agente: ✔
Detalhamento: ✔
Ação: ✔
Meio/modo: ✔
Finalidade: ✔

Essa frase do enceramento ficou muito bonita kkkkkk. Ótima conclusão.

Suas redações são muito bem escritas. Parabéns, Gaby <3.

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