Com a pandemia do Corona Vírus, os desafios da mulher no mercado de trabalho, se agravaram de forma lamentável no Brasil, como registra a Pesquisa Nacional por Amostra Contínua (PNAD Contínua) que, em 2020, cerca de 5,5 milhões de mulheres deixaram o mercado trabalhista. Nesse contexto, convém analisar quais são os desafios e suas consequências.
Em primeiro lugar, é preciso compreender os desafios. No século XIX, quando as mulheres foram introduzidas no mercado de trabalho, devido à Revolução Industrial, elas sofriam com a desigualdade de gênero e, mesmo hoje, em pleno século XXI, com a mulher tendo ocupado uma melhor posição nas atividades econômicas no Brasil, elas ainda sofrem com esse problema. Além disso, grande parte das mulheres, quando mães, têm que conciliar - muitas vezes sozinhas - família e trabalho, possuindo uma dupla jornada. Dessa forma, o local de trabalho torna-se um ambiente desigual e com entraves.
Em segundo lugar, vale ressaltar as consequências desses desafios para as mulheres. De acordo com a pesquisadora Joana Costa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a crise econômica gerada pela pandemia só reforçou a desigualdade. Concorda-se então com a pesquisadora, pois a desigualdade já existia no cenário brasileiro, mas com a pandemia, ela aumentou, visto que, infelizmente, o número de mulheres que deixaram a força de trabalho foi maior que o dos homens. Ademais, com o fechamento das escolas e creches, as mulheres que, na maioria dos casos, ficaram responsáveis por cuidar dos filhos e de casa, levando-as a deixarem o mercado de trabalho.
Portanto, cabe a mídia com apoio do Ministério do Trabalho, criar campanhas, nas empresas e na mídia televisiva, com o objetivo de mitigar a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e também, dar oportunidades de emprego às mulheres desempregadas, principalmente às mães com filhos menores de idade. Quem sabe assim, menos mulheres deixem a força de trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 70
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.