Avatar do usuário
Por Kim2503
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69080
:)
Com a pandemia do Corona Vírus, os desafios da mulher no mercado de trabalho, se agravaram de forma lamentável no Brasil, como registra a Pesquisa Nacional por Amostra Contínua (PNAD Contínua) que, em 2020, cerca de 5,5 milhões de mulheres deixaram o mercado trabalhista. Nesse contexto, convém analisar quais são os desafios e suas consequências.
Em primeiro lugar, é preciso compreender os desafios. No século XIX, quando as mulheres foram introduzidas no mercado de trabalho, devido à Revolução Industrial, elas sofriam com a desigualdade de gênero e, mesmo hoje, em pleno século XXI, com a mulher tendo ocupado uma melhor posição nas atividades econômicas no Brasil, elas ainda sofrem com esse problema. Além disso, grande parte das mulheres, quando mães, têm que conciliar - muitas vezes sozinhas - família e trabalho, possuindo uma dupla jornada. Dessa forma, o local de trabalho torna-se um ambiente desigual e com entraves.
Em segundo lugar, vale ressaltar as consequências desses desafios para as mulheres. De acordo com a pesquisadora Joana Costa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a crise econômica gerada pela pandemia só reforçou a desigualdade. Concorda-se então com a pesquisadora, pois a desigualdade já existia no cenário brasileiro, mas com a pandemia, ela aumentou, visto que, infelizmente, o número de mulheres que deixaram a força de trabalho foi maior que o dos homens. Ademais, com o fechamento das escolas e creches, as mulheres que, na maioria dos casos, ficaram responsáveis por cuidar dos filhos e de casa, levando-as a deixarem o mercado de trabalho.
Portanto, cabe a mídia com apoio do Ministério do Trabalho, criar campanhas, nas empresas e na mídia televisiva, com o objetivo de mitigar a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e também, dar oportunidades de emprego às mulheres desempregadas, principalmente às mães com filhos menores de idade. Quem sabe assim, menos mulheres deixem a força de trabalho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 70

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Kim2503
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69082
Eii, gente! Sou nova aqui e essa é minha prima redação! Gostaria muito de que dessem uma olhada! Obrigadaa❤️ @chihirukiki @eurodrigo
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69086
Olá, seja bem vinda! 💕 Eu ando beeem atarefada, mas assim que possível mando um retorno sobre o seu texto.

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Avatar do usuário
Por Kim2503
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69093
chihirukiki escreveu:Olá, seja bem vinda! 💕 Eu ando beeem atarefada, mas assim que possível mando um retorno sobre o seu texto.
Eii! Muito obrigada!
0
Avatar do usuário
Por maiconpgtu
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#70425
Com a pandemia do CoronaVírus <Explique o que seria esse "CORONAVÍRUS">, os desafios da mulher no mercado de trabalho, se agravaram de forma lamentável no Brasil, como registra a Pesquisa Nacional por Amostra Contínua (PNAD Contínua) que, em 2020, cerca de 5,5 milhões de mulheres deixaram o mercado trabalhista. Nesse contexto, convém analisar quais são os desafios e suas consequências.

:!: NÃO AVISTEI SUA TESE
:arrow: NÃO SEGUIU A FORMA CORRETA DA ESTRUTURA DA INTRODUÇÃO
:!: ACHEI UM POUCO SEM SENTINDO E VAGO SUA INTRODUÇÃO
:ugeek: ESTUDE A ESTRUTURA DA INTRODUÇÃO


Em primeiro lugar, é preciso compreender os desafios :?: <QUAIS DESAFIOS? SUA TESE JÁ DEVERIA ESCLARECER ESSES DESAFIOS>. No século XIX <ACHO QUE SERIA XX, NÃO? :D >, quando as mulheres foram introduzidas no mercado de trabalho, devido à Revolução Industrial, elas sofriam com a desigualdade de gênero e, mesmo hoje, em pleno século XXI, com a mulher tendo ocupado uma melhor posição nas atividades econômicas no Brasil, elas ainda sofrem com esse problema <QUAIS PROBLEMAS> . Além disso, grande parte das mulheres, quando mães, têm que conciliar - muitas vezes sozinhas - família e trabalho, possuindo uma dupla jornada. Dessa forma, o local de trabalho torna-se um ambiente desigual e com entraves.
  • :arrow: USO ERRADO DA PONTUAÇÃO {VÍRGULA}
    :!: FALTA DE ARGUMENTOS
    :!: PONTUAÇÃO INCORRETAMENTE
    :!: FALTA DE ESTRUTURA
    :!: SEM SENTIDO SEU D.1
    :geek: ESTUDE A ESTRUTURA DO DESENVOLVIMENTO
Em segundo lugar, vale ressaltar as consequências desses desafios para as mulheres. De acordo com a pesquisadora Joana Costa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a crise econômica gerada pela pandemia <QUE PANDEMIA? EXISTIU VÁRIAS QUE ACONTECERAM, ESPECIFIQUE > só reforçou a desigualdade << QUEM SÃO AS VÍTIMAS E QUAIS SÃO ESSAS DESIGUALDADES? >>. Concorda-se então com a pesquisadora, pois a desigualdade já existia no cenário brasileiro, mas com a pandemia, ela aumentou, <SEM SENTIDO> visto que, infelizmente, o número de mulheres que deixaram a força de trabalho foi maior que o dos homens. Ademais, com o fechamento das escolas e creches, as mulheres que, na maioria dos casos, ficaram responsáveis por cuidar dos filhos e da casa, levando-as a deixarem o mercado de trabalho.
  • :!: :!: :!: MESMO PROBLEMAS DO SEU D.1 :!: :!: :!:
Portanto, cabe a mídia com apoio do Ministério do Trabalho, criar campanhas, nas empresaS <QUAIS EMPRESAS?> e na mídia televisiva , com o objetivO de mitigar a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e também, dar oportunidades de emprego às mulheres desempregadas, principalmente às mães com filhos menores de idade. Quem sabe assim, menos mulheres deixem a força de trabalho.
  • [AGENTE] :mrgreen:
    [AÇÃO] :mrgreen:
    [MODO] ; FALTOU :?
    [EFEITO] :mrgreen:
    [DETALHAMENTO] ; FALTOU :?

    :arrow: SUA CONCLUSÃO ESTÁ SEM A ESTRUTURA ADEQUADA. ALÉM DE NÃO VOLTAR COM SUA TESE [QUE NÃO TEM] E AINDA NÃO FEZ SENTIDO
    :ugeek: ESTUDE A ESTRUTURA DA CONCLUSÃO
0
Avatar do usuário
Por AnaBelatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#71197
Olá! Sou nova na plataforma e ainda estou aprendendo a fazer redações, mas irei te ajudar com o conhecimento que tenho.🤗🤗

INTRODUÇÃO

A introdução é feita, pelas seguintes características (repertório sociocultural + tese + encaminhamento argumentativo).
Vale ressaltar, que nem todas as redações são feitas deste mesmo modelo.

Na sua introdução, temos presente um REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL mas ele está no lugar errado.

E não temos a TESE na sua introdução, a tese é aonde você vai se posicionar, se é é a favor ou contra o problema apresentado no tema.

Não temos presente também o ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO, eu sigo esse modelo de redação mas, há diferentes modelos aonde na introdução não é apresentado os argumentos mas sim nos desenvolvimentos. Então, sugiro que pesquise melhor sobre modelos pois não temos a tese, e é uma coisa que não se pode faltar na redação.
Sugiro colocar, legado histórico e sociedade patriarcal, como argumentos.

* e temos coronavirus seria melhor ter colocado covid-19 utilizando assim o nome científico do vírus.
* e palavras como lamentável mostram sentimentos e não é recomendável já que estamos falando de um texto argumentativo.

Eu faria a introdução assim:
A Pesquisa Nacional por Amostra Contínua (PNAD Contínua) que, em 2020, cerca de 5,5 milhões de mulheres deixaram o mercado trabalhista, durante a pandemia do Covid-19. Nesse contexto, Percebe-se a configuração de um grave problema de contorno específicos, por consequência do legado histórico e da sociedade patriarcal.

*inclusive esse modelo de tese pode ser usado em outros temas, apenas sugiro trocar os conectivos pra ficar melhor com a frase que vem após, sendo eles com o mesmo sentido.

DESENVOLVIMENTO (1° parágrafo).

O desenvolvimento segue o modelo desta maneira (exposição do argumento + comprovação + problematizão).

Na EXPOSIÇÃO DO ARGUMENTO , não temos presente argumentos válidos, mas aparentemente a desigualdade de gênero é um argumento. No entanto, ele está no lugar errado, ou seja, está após a comprovação. Mas, ficaria mais fácil de identificar se desigualdade de gênero é um argumento, se eles estivessem expostos, no terceiro período da introdução, que a exposição dos argumentos.

Temos a COMPROVAÇÃO, que onde você vai citar um repertório Sociocultural, neste caso você utilizou uma alusão histórica, (o momento da história) que foi a revolução industrial no século XIX, e sim o século está correto.

E por fim, temos a PROBLEMATIZAÇÃO, a problematização está no lugar correto no terceiro período do desenvolvimento. Ela estava bem clara e organizada.

* conselho, estudar mais modelos de redação. Pois, esse modelo utilizado foi bem confuso, não deixou claro Qual foi a ideia Central da sua redação, e vemos uma tese bem confusa chegando até não fazer sentido, e não foi visto argumentos, e houve uma troca na sequência de cada parte, como a exemplo, primeiro vem a exposição do argumento, e após a comprovação, mas houve essa troca na sua redação.

DESENVOLVIMENTO (2° parágrafo).

O segundo parágrafo do desenvolvimento utiliza a mesma sequência do primeiro mas, de uma forma mais conclusiva.

No segundo parágrafo do desenvolvimento, não temos presente a EXPOSIÇÃO ARGUMENTATIVA.

Temos a COMPROVAÇÃO mas não foi utilizado argumentos para a comprovação. Você utilizou um repertório sociocultural (citação).

E temos a PROBLEMATIZAÇÃO, Você fez uma boa problematização.

* e foi visto que em toda sua redação você utilizou conectivos, parabéns!!

CONCLUSÃO

Na conclusão temos (o fechamento das ideias + a proposta de intervenção + a finalização do texto).

Você começou a conclusão como conectivo, mas não temos o FECHAMENTO DAS IDEIAS é onde você vai colocar uma frase finalizando o texto em si o que você falou na introdução e nos dois parágrafos do desenvolvimento.

Temos a proposta de intervenção e ela é dividida em Cinco partes:
1-AGENTE. Temos presente o agente que é o Ministério do Trabalho e a mídia.
2-AÇÃO. Temos presente ação, que é campanhas.
3-MEIO/MODO. Não temos presente o meio ou modo, que vai ser o recurso utilizado pelo Ministério do Trabalho e a mídia para fazer as campanhas.
4-DETALHAMENTO. Temos e detalhamento, que você vai explicar melhor ação, aonde você fala sobre as empresas e a mídia televisiva. Mas eu acho melhor você explicar que empresas são, e tentar explicar melhor como é que vai ocorrer essa ação, isso é o que faz o detalhamento.
5-FINALIDADE. A finalidade é aonde você vai falar o objetivo da ação, ou seja, Qual é o objetivo da ação.

E temos a finalização do texto, que é você utilizou uma frase genérica, (Quem sabe assim, menos mulheres deixem a força de trabalho.) Ela é totalmente opcional, mais acrescenta e muito no texto. Mais, eu vou te dar essa dica também quando estiver sem frase genérica, retome uma citação do texto que você utilizou.

Para melhorar mais seu texto, aconselho assistir os vídeos no YouTube do canal do Felipe Araújo.

Olá! Sou nova na plataforma e ainda estou aprendendo a fazer redações, mas irei te ajudar com o conhecimento que tenho. Peço desculpas se errar alguma informação ainda estou aprendendo!!! 🤗🤗🤗
0
Avatar do usuário
Por Kim2503
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71259
AnaBelatriz escreveu:Olá! Sou nova na plataforma e ainda estou aprendendo a fazer redações, mas irei te ajudar com o conhecimento que tenho.🤗🤗

INTRODUÇÃO

A introdução é feita, pelas seguintes características (repertório sociocultural + tese + encaminhamento argumentativo).
Vale ressaltar, que nem todas as redações são feitas deste mesmo modelo.

Na sua introdução, temos presente um REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL mas ele está no lugar errado.

E não temos a TESE na sua introdução, a tese é aonde você vai se posicionar, se é é a favor ou contra o problema apresentado no tema.

Não temos presente também o ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO, eu sigo esse modelo de redação mas, há diferentes modelos aonde na introdução não é apresentado os argumentos mas sim nos desenvolvimentos. Então, sugiro que pesquise melhor sobre modelos pois não temos a tese, e é uma coisa que não se pode faltar na redação.
Sugiro colocar, legado histórico e sociedade patriarcal, como argumentos.

* e temos coronavirus seria melhor ter colocado covid-19 utilizando assim o nome científico do vírus.
* e palavras como lamentável mostram sentimentos e não é recomendável já que estamos falando de um texto argumentativo.

Eu faria a introdução assim:
A Pesquisa Nacional por Amostra Contínua (PNAD Contínua) que, em 2020, cerca de 5,5 milhões de mulheres deixaram o mercado trabalhista, durante a pandemia do Covid-19. Nesse contexto, Percebe-se a configuração de um grave problema de contorno específicos, por consequência do legado histórico e da sociedade patriarcal.

*inclusive esse modelo de tese pode ser usado em outros temas, apenas sugiro trocar os conectivos pra ficar melhor com a frase que vem após, sendo eles com o mesmo sentido.

DESENVOLVIMENTO (1° parágrafo).

O desenvolvimento segue o modelo desta maneira (exposição do argumento + comprovação + problematizão).

Na EXPOSIÇÃO DO ARGUMENTO , não temos presente argumentos válidos, mas aparentemente a desigualdade de gênero é um argumento. No entanto, ele está no lugar errado, ou seja, está após a comprovação. Mas, ficaria mais fácil de identificar se desigualdade de gênero é um argumento, se eles estivessem expostos, no terceiro período da introdução, que a exposição dos argumentos.

Temos a COMPROVAÇÃO, que onde você vai citar um repertório Sociocultural, neste caso você utilizou uma alusão histórica, (o momento da história) que foi a revolução industrial no século XIX, e sim o século está correto.

E por fim, temos a PROBLEMATIZAÇÃO, a problematização está no lugar correto no terceiro período do desenvolvimento. Ela estava bem clara e organizada.

* conselho, estudar mais modelos de redação. Pois, esse modelo utilizado foi bem confuso, não deixou claro Qual foi a ideia Central da sua redação, e vemos uma tese bem confusa chegando até não fazer sentido, e não foi visto argumentos, e houve uma troca na sequência de cada parte, como a exemplo, primeiro vem a exposição do argumento, e após a comprovação, mas houve essa troca na sua redação.

DESENVOLVIMENTO (2° parágrafo).

O segundo parágrafo do desenvolvimento utiliza a mesma sequência do primeiro mas, de uma forma mais conclusiva.

No segundo parágrafo do desenvolvimento, não temos presente a EXPOSIÇÃO ARGUMENTATIVA.

Temos a COMPROVAÇÃO mas não foi utilizado argumentos para a comprovação. Você utilizou um repertório sociocultural (citação).

E temos a PROBLEMATIZAÇÃO, Você fez uma boa problematização.

* e foi visto que em toda sua redação você utilizou conectivos, parabéns!!

CONCLUSÃO

Na conclusão temos (o fechamento das ideias + a proposta de intervenção + a finalização do texto).

Você começou a conclusão como conectivo, mas não temos o FECHAMENTO DAS IDEIAS é onde você vai colocar uma frase finalizando o texto em si o que você falou na introdução e nos dois parágrafos do desenvolvimento.

Temos a proposta de intervenção e ela é dividida em Cinco partes:
1-AGENTE. Temos presente o agente que é o Ministério do Trabalho e a mídia.
2-AÇÃO. Temos presente ação, que é campanhas.
3-MEIO/MODO. Não temos presente o meio ou modo, que vai ser o recurso utilizado pelo Ministério do Trabalho e a mídia para fazer as campanhas.
4-DETALHAMENTO. Temos e detalhamento, que você vai explicar melhor ação, aonde você fala sobre as empresas e a mídia televisiva. Mas eu acho melhor você explicar que empresas são, e tentar explicar melhor como é que vai ocorrer essa ação, isso é o que faz o detalhamento.
5-FINALIDADE. A finalidade é aonde você vai falar o objetivo da ação, ou seja, Qual é o objetivo da ação.

E temos a finalização do texto, que é você utilizou uma frase genérica, (Quem sabe assim, menos mulheres deixem a força de trabalho.) Ela é totalmente opcional, mais acrescenta e muito no texto. Mais, eu vou te dar essa dica também quando estiver sem frase genérica, retome uma citação do texto que você utilizou.

Para melhorar mais seu texto, aconselho assistir os vídeos no YouTube do canal do Felipe Araújo.
Muito obrigada pelas dicas! Vou segui-las!
0
Avatar do usuário
Por AnaBelatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#71322
Por nada!!! ❤️❤️❤️

Olá! Sou nova na plataforma e ainda estou aprendendo a fazer redações, mas irei te ajudar com o conhecimento que tenho. Peço desculpas se errar alguma informação ainda estou aprendendo!!! 🤗🤗🤗
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71946
Oii, acabei de ver que tinha prometido uma correção pra você, mil perdões por não ter vindo antes :(
Vi que já recebeu ótimas correções, então numa próxima corrijo outra sua. Abraços! 🌻💛🐰

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
191 Exibições
por mariacla1243
0 Respostas 
151 Exibições
por sofiaepifas
0 Respostas 
366 Exibições
por Dudaxsi
Os desafios da mulher no mercado de trabalho
por sabrinaaas    - In: Outros temas
0 Respostas 
79 Exibições
por sabrinaaas
3 Respostas 
142 Exibições
por Jp1358
0 Respostas 
48 Exibições
por kauandaniel
1 Respostas 
108 Exibições
por julio7686
A mulher no mercado de trabalho.
por antaresdws    - In: Outros temas
1 Respostas 
78 Exibições
por antaresdws
0 Respostas 
52 Exibições
por wwe2022
2 Respostas 
85 Exibições
por Sooofll

Segundo o Ministério da Saúde, natal[…]

Desde o iluminismo, entende-se que a uma sociedade[…]

O conceito de cidadania, que remonta às ant[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM