Nesse contexto, torna-se evidente a influência do fator sociocultural. Conforme Jurgen Habermas, a razão comunicativa - o diálogo - constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estímulo ao debate a respeito da mobilidade urbana no Brasil, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasionando a alienação por parte da população, que consequentemente gera uma aceitação forçada na sociedade em se contentar e ter que se adaptar com tampouco. Destarte, discorrer criticamente sobre a problemática é o primeiro passo para a legitimação do progresso sociocultural habermaseano.
Ademais, é cabível pontuar que a ineficácia das leis corrobora com a persistência da vicissitude. A esse respeito, segundo a afirmação do filósofo grego Aristóteles, o objetivo da legislatura é promover uma vida digna aos cidadãos. Nessa lógica, o cenário atual contrasta com o ideal aristotélico, posto que os investimentos no transporte público brasileiro são insuficientes, a precarização dos meios de transporte público é uma das principais causas do problema, fator qual, pode gerar problemáticas externas como o agravamento da poluição local. Assim, medidas precisam ser tomadas pelas autoridades competentes, a fim de atenuar o revés.
Infere-se, portanto, que o imbróglio abordado necessita ser solucionado. Logo, concerne ao Estado - responsável pela garantia dos direitos individuais e coletivos para o cidadão - promover debates com profissionais das políticas públicas, por meio de programas televisivos vinculados em canais de sinal aberto, e a criação de uma comissão fiscalizadora, através de projeto de lei, a fim de inibir os impactos causados pelo impasse. Dessa forma, com a razão comunicativa de Habermas e a justiça de Aristóteles a sociedade brasileira deixará de ser de papel, como enfatizou Dimenstein.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.