Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio que a ausência de recursos governamentais é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Dessa forma, de acordo com a teoria do “Contrato Social” de Thomas Hobbes, é dever do estado garantir os serviços necessários para o bem- estar da população. Sendo assim, se o governo não investe em equipamentos tecnológicos da melhor qualidade nas escolas, não haverá como utilizar esses recursos para o aprendizado dos alunos. Por outro lado, quando a escola de dispõe dos equipamentos, muita das vezes, pela falta de manutenção, os computadores estão com defeitos, assim, os professores optam por não utiliza-los.
Ademais, é essencial ressaltar que muitos professores não possuem uma formação suficiente para tal área, potencializando essa conjuntura. Nessa perspectiva, segundo Cora Coralina, “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Sendo assim, os educadores precisam se apropriar desse conhecimento, com intuito de aprenderem a organizar suas aulas, de forma que os estudantes utilizem os dispositivos eletrônicos para aperfeiçoa seus estudos na respectiva matéria. Por isso, o docente precisa aprender para somente depois ensinar nas aulas.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham diminuir os desafios da implementação de novas tecnologias nas salas de aula. Dessa maneira, cabe o Governo Federal ampliar verbas destinadas a compra de equipamentos para colocar nas escolas, e a manutenção dos mesmos. O Ministério da Educação deve fazer campanhas por meio de cursos e palestras dentro das escolas, a fim de capacitar o corpo docente no uso digital, com a contratação de um especialista em tecnologia educacional. Somente assim, esses desafios serão minimizados no século XXI.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.