Diante do exposto, a ignorância da sociedade contribui para a exclusão dos imigrantes no Brasil. Segundo Immanuel Kant, filósofo alemão, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. De fato, a afirmação é verdadeira, já que a lacuna educacional é responsável pelo comportamento hostil das pessoas para com os refugiados. Isso acontece porque a população não tem informação o suficiente para conviver humanizadamente com aspectos da cultura estrangeira, configurando-se assim, uma postura preconceituosa ao ridicularizar as manifestações socioculturais dos refugiados, bem como religião e vestimenta. Desse modo, torna-se necessário políticas de conscientização que mitiguem as expressões de estranheza da sociedade a respeito dos imigrantes.
Além de enfrentar o preconceito populacional, a falta de garantia básica também é um desafio para os refugiados. John Rawls, filósofo americano, defende em sua obra “Uma Teoria da Justiça”, a igualdade de oportunidade em todos os âmbitos. Entretanto, tal premissa é distorcida no país, à medida que os cidadãos imigrantes têm dificuldade de acesso a direitos essenciais, como trabalho e moradia, haja vista, o alto custo de aluguel dos imóveis e a dificuldade para autenticar a documentação e entrar no mercado de trabalho. Logo, é importante averiguar formas de reduzir esse panorama de desigualdade, pois afeta negativamente os refugiados mediante o desemprego e seus malefícios, a exemplo fome, desamparo e a ausência de saneamento básico.
Destarte, é crucial analisar formas para melhorar as condições dos imigrantes no Brasil. Para isso, cabe a (ACNUR), Alto Comissariado da ONU para Refugiados, investir na construção de abrigos voltados para os imigrantes com a aquisição de cestas básicas até os refugiados se estabilizarem ao entrar no mercado de trabalho. Tal ação, terá o intuito de minimizar o índice de imigrantes desabrigados no país. Ademais, também é importante que as escolas por meio de palestras, ministradas por professores instruam os estudantes sobre a importância dos diversos aspectos socioculturais e os impactos negativos do preconceito. Nesses eventos serão distribuídos panfletos, para que não só os alunos, mas também os seus familiares tenham acesso ao conteúdo educacional. Dessa forma, teremos uma sociedade equilibrada e favorável para os refugiados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.