Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#122780
MODELO: Concurso
TEMA: Desafios da Educação na Pandemia
Título: Democratização da educação tradicional

A série "The Last of Us", produzida pela Netflix, exibe o caótico cenário de uma sociedade moderna que não conteve, de maneira efetiva, a disseminação de um parasita maligno aos seres humanos. Consoante a isso, a pandemia causada pela COVID-19, assemelha-se ao ficcional da produção cinematográfica, tendo em vista que afetou, dentre outros, a ida dos alunos para as escolas, dificultando o seu aprendizado. Dessa forma, é essencial que as complicações financeiras e educacionais do tema sejam evidenciadas, a fim de serem devidamente inferidas.

Em primeira análise, é fundamental acentuar como a pandemia da COVID-19 corroborou a desigualdade social, dificultando o acesso à educação dos mais necessitados. Nesse sentido, um decreto realizado pelo Ministério da Educação instituiu, em 2020, o programa "Pátria Voluntária", que visa promover o voluntariado em ações de apoio à educação durante a pandemia. Desse modo, evidenciou-se, durante o período, a incapacidade das instituições de ensino de manterem o nível da escolaridade dos seus alunos na promoção do ensino a distância, cabendo ao Estado o dever de criar uma rede de voluntariados capaz de alcançar os estudantes necessitados. Em suma, comprova-se a dificuldade do desafio enfrentado, visto que os alunos em situações econômicas desfavoráveis não tiveram apoio governamental direto.

Em segunda análise, é imprescindível salientar como o período de quarentena revelou lacunas educacionais quanto ao ensino a distância. A respeito disso, em entrevista para a revista Época, a professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Raquel, reitera que as transformações do método de ensino superam a simples necessidade do conformar-se com as tecnologias digitais, é necessário um profundo repensar acerca das formas de aprendizado, já que a distância afeta diretamente a forma do professor de interagir com os estudantes. Logo, assim como o aluno foi forçado a se adaptar às mudanças causadas pelo vírus, o professor também se encontra como responsável por lidar com a difícil situação da melhor maneira possível, garantindo o aprendizado da geração estudantil.

Por fim, é indispensável discutir-se sobre os desafios da educação brasileira durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, evidenciam-se as dificuldades financeiras e metodológicas como principais agravadoras. Assim, adapta-se a sociedade para um cenário pandêmica diferente do evidenciado pela série "The Last Of Us".

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
51 Exibições
por g4747
0 Respostas 
62 Exibições
por Caponi
0 Respostas 
55 Exibições
por Danilohx
4 Respostas 
210 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
68 Exibições
por sk8lari
0 Respostas 
89 Exibições
por fabiomurilo
0 Respostas 
90 Exibições
por mickaele2023
0 Respostas 
76 Exibições
por Julia1964
3 Respostas 
323 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
55 Exibições
por vinimvvt

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM