Sob esse viés, vale destacar de início as desigualdades sociais como impulsionador desse impasse. Posto isso, segundo Eduardo Marinho, escritor, ativista e filósofo brasileiro, não há competição onde há desigualdade. Há covardia. A partir disso, é inegável que a educação a distância ainda torna-se inacessível para muitos brasileiros, uma vez que os mesmos se encontram em condições pouco favoráveis para poderem desfrutar de aulas remotas, pois não dispõe de recursos como internet ou aparelhos eletrônicos de acesso. Desse modo, fica evidente a desigualdade que muitas pessoas enfrentam para poderem aderir à esse método.
Ademais, vale ressaltar a negligência governamental como agente perpetuador. De acordo com Confúcio, pensador e filósofo chinês, não são as ervas más que afogam a boa semente, e sim a negligência do lavrador. Nesse sentido, a falta de ação do governo e os demais órgão políticos em promover a acessibilidade desse meio para a população desprovida de recursos, no quesito de investimentos para a potencialização do mesmo, segrega áreas rurais e periféricas, nas quais grande parte das pessoas não têm meios de comunicação. Assim, constata-se a falta o mínimo esforço dos órgãos de maior supremacia, na tentativa de maximizar esse método de ensino.
Portanto, verifica-se a necessidade de ações para mudar esse cenário. E para isso, é necessário que o Ministério da Educação juntamente com o Poder legislativo, criarem por meio de um programa nacional de inserção educacional, criar um projeto de implantação de torres de internet em áreas rurais e periféricas, com intuito de levar os meios de educação a distância para pessoas que não possuem acesso. E também, distribuir aparelhos eletrônicos como notebooks e tablets, para os mesmos indivíduos, a fim de levar o chamado EAD para elas. Logo, tais ações contribuem para a potencialização do meio educacional nas sociedades brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.