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#53540
Em lugares como Hong Kong, Nova York e Paris, o uso do wi-fi é disponível a toda população local; já no Brasil vivenciamos uma realidade diferente, tendo em cerca de 30% de cidadãos sem afluência de rede local sem fios. Assim, desafios como a não democratização do acesso a internet e desigualdades sociais dificultam o acesso ao ensino à distância em nosso país.

Em primeira análise, é inegável que com o avanço da tecnologia a facilidade de se encontrar conteúdo didático vem aumentando, porém essa não é uma realidade que abrange a população de modo geral. Nesse contexto, a frase do escritor Peter Drucker "a economia da educação torna-se refém da tecnologia da informação..." faz jus a narrativa de que inúmeros alunos são reféns da tecnologia no sistema de ensino a distância.

Em suma, vale ressaltar que diversas pessoas, principalmente periféricas, não possuem acesso direto a redes móveis. Logo, encontra-se dificuldade na implementação do sistema EaD em diversos locais. No livro O Mundo de Sofia do autor Jostein Gaarden, a protagonista recebe aulas de filosofia através de correspondência, pode-se afirmar, através disso, que existem outros métodos de ensino a distância, porém a negligência do Estado em suas escolas dificultam esse processo.

Cabe, portanto, as instituições de ensino, com auxílio de verba do Estado, implementar novos métodos de exercer o EaD, enviando materiais didáticos à casa dos alunos, sendo esses, tablets com chips que possuam internet e apostilas (assim como no livro O Mundo de Sofia), democratizando a educação. Espera-se, com isso, contornar os desafios da educação a distância, fazendo com que a população baixa renda também tenha acesso ao conteúdo necessário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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