Nesta época de pandemia, o importante é salvar vidas, evitar contaminar-se e evitar contaminar outras pessoas. Mas precisa-se pensar em maneiras de salvar a educação e como ela tem sido afetada, pois a educação move o mundo.
Embora o governo tenha criado uma forma de ensino durante a pandemia, educação tem sido um dos temas mais debatidos nos últimos 4 meses. Porque, por melhor que seja o ensino à distância (EAD), cerca de 30% dos lares brasileiros não têm acesso à internet (mostrando como a estratificação social é enorme neste país).
Não ter internet em casa não é um dos únicos problemas dos estudantes, porque muitos têm acesso à internet, mas não gozam de concentração suficiente para estudar, além de não terem saúde mental.
De acordo com uma pesquisa feita pela psicóloga Karen Graner, aproximadamente 30% dos estudantes brasileiros possuem sofrimentos psíquicos e (mundialmente) mais ou menos 49,1% dos estudantes possuem esses mesmos sofrimentos.
Outro grande sufoco dos estudantes, na hora de estudar à distância, é não ter paz para estudar, isto é, não ter um espaço reservado para o estudo, um espaço silencioso e com equipamentos necessários.
Menciona-se também que vários profissionais da educação têm tido dificuldades para com o uso da tecnologia, sem contar que muitos alunos da rede municipal não estão tendo nenhum tipo de apoio pedagógico.
Levando-se em consideração os grandes desafios da educação à distância, o Estado Brasileiro deveria levar internet para todos os cantos do país; distribuir computadores para as famílias carentes; oferecer cursos de informática para os profissionais da educação; dar suporte didático para os alunos de escolas municipais; e contratar psicólogos para atuar nas escolas e universidades. Portanto, conseguiria-se derrotar diversos monstros do ensino online.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada