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#38542
Em 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, a colônia obteve sua primeira universidade, além da construção de várias escolas. O ingresso nessas instituições, entretanto, ficou restrito à elite lusitana. Hodiernamente, a privação no âmbito educacional, embora sob nova roupagem, permanece análoga ao passado. Com o advento da tecnologia novas modalidades de ensino surgiram, como ensino a distância (EAD), o qual – infelizmente – ainda enfrenta desafios para a sua implementação no panorama brasileiro graças a questões sócioeconômicas e impasses na própria educação.

Primordialmente, vale destacar que o principal instrumento para o EAD é a internet, o qual encontra-se ausente em boa parte dos lares brasileiros. De acordo com uma pesquisa do IBGE, 30% dos domicílios no Brasil não têm acesso à internet. Tal dado corrobora a disparidade socioeconômica existente no país levando à subversão da ideia central do ensino remoto que passa de um método de integração e democratização da educação a mais um mecanismo segregacionista na sociedade. Em virtude disso, apesar de estarmos em pleno século XXI, o cenário nacional – no contexto educacional – remonta o Brasil Colônia haja visto a exclusão das camadas menos abastadas.

Por outro lado, mesmo as pessoas que possuem acesso à internet encontram dificuldades frente a instrução online devido a despreparação de alguns professores. A causa da inabilidade dos educadores ao lidarem com aulas a distância é atribuída a "furos" em sua própria formação. Apesar do surgimento da modalidade EAD remontar o século passado no Brasil, essa apenas adquiriu maior notoriedade na atualidade, não havendo nas instituições formadoras dos professores matérias obrigatórias destinadas ao aprendizado de uma didática intrínseca ao ensino a distância.

Portanto, urgem medidas para mitigar as dificuldades ensino remoto no Brasil. Cabe ao Poder Legislativo elaborar um projeto de lei – que deverá ser entregue a câmara dos deputados – chamado "Internet para todos" que terá como objetivo mapear áreas periféricas que possuem pouco ou nenhum acesso à internet com o fito de implementar redes de "wi-fi" público. Ademais, o Ministério da Educação deve adicionar à grade curricular das universidades públicas – em específico nos cursos de licenciatura – uma cadeira de metodologia de ensino a distância com o propósito de tornar os profissionais aptos a darem aulas online. Dessa forma, espera-se que os desafios do EAD no Brasil sejam coibidos com o intuito de que a exclusão educacional passe a ser apenas um cenário do passado.

@EduardoPedro , @Ashiley , @GlendaMorais corrijam por favorzinho :')❤️
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#38634
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico frasal
Dados e desenvolvimento
Arrematação da tese
Agentes da proposta de intervenção
Frase de efeito

Comentários







Em 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, a colônia obteve sua primeira universidade, além da construção de várias escolas. O ingresso nessas instituições, entretanto, ficou restrito à elite lusitana. Hodiernamente, a privação no âmbito educacional, embora sob nova roupagem, permanece análoga ao passado. Com o advento da tecnologia novas modalidades de ensino surgiram, como ensino a distância (EAD), o qual – infelizmente – ainda enfrenta desafios para a sua implementação no panorama brasileiro graças a questões sócioeconômicas e impasses na própria educação.( Nossa! Muito boa contextualização e apresentação da tese! Adorei!)


Primordialmente, vale destacar que o principal instrumento para o EAD é a internet, o qual encontra-se ausente em boa parte dos lares brasileiros. De acordo com uma pesquisa do IBGE, 30% dos domicílios no Brasil não têm acesso à internet. Tal dado corrobora a disparidade socioeconômica existente no país levando à subversão da ideia central do ensino remoto que passa de um método de integração e democratização da educação a mais um mecanismo segregacionista na sociedade. Em virtude disso, apesar de estarmos em pleno século XXI, o cenário nacional – no contexto educacional – remonta o Brasil Colônia haja visto a exclusão das camadas menos abastadas.( Boa, argumentação pertinente e válida. Só faltou a arrematação da ideia do tópico frasal no final!)

Por outro lado, mesmo as pessoas que possuem acesso à internet encontram dificuldades frente a instrução online devido a despreparação de alguns professores. A causa da inabilidade dos educadores ao lidarem com aulas a distância é atribuída a "furos" em sua própria formação. Apesar do surgimento da modalidade EAD remontar o século passado no Brasil, essa apenas adquiriu maior notoriedade na atualidade, não havendo nas instituições formadoras dos professores matérias obrigatórias destinadas ao aprendizado de uma didática intrínseca ao ensino a distância.( Bom desenvolvimento, só cuidado para as argumentações não parecerem expositivas. Tive essa leve sensação, mas saiba que ficou muito bom indepedente de qualquer coisa! O que realmente tenho que salientar é sobre a rrematação da tese no final que ficou faltando apenas!)

Assunto, urgem medidas para mitigar as dificuldades ensino remoto no Brasil. Cabe ao Poder Legislativo( Agente) elaborar um projeto de lei ( Ação)– que deverá ser entregue a câmara dos deputados – chamado "Internet para todos" que terá como objetivo mapear áreas periféricas que possuem pouco ou nenhum acesso à internet( Modo) com o fito de implementar redes de "wi-fi" público(Finalidade). Ademais, o Ministério da Educação ( Agente)deve adicionar à grade curricular das universidades públicas – em específico nos cursos de licenciatura – uma cadeira de metodologia de ensino a distância(Ação) com o propósito de tornar os profissionais aptos a darem aulas online( Finalidade). Dessa forma, espera-se que os desafios do EAD no Brasil sejam coibidos com o intuito de que a exclusão educacional passe a ser apenas um cenário do passado.( Conclusão muito top, porém faltou o detalhamento na primeira proposta e o modo na segunda. Como o Enem só avalia uma proposta, então você só peca em apenas uma proposta ok!)

Prontinho! Saiba que adorei avaliar sua redação e confesso que nunca vi uma tão bem feita e elaborada. Você tem um grande potencial para chegar a 1000 se continuar dessa maneira. Continue praticando a sua escrita que você vai longe!
No mais, é só!
Qualquer coisa, tamo junto!
Sou @GlendaMorais :) ;)
#38639
@GlendaMorais , muitíssimo obrigada pela correção, a argumentação pra mim sempre foi a parte mais complicada, mas depois dessas dicas e ressalvas sei que poderei praticar de maneira mais assertiva, obrigada mesmo! Em relação a proposta de intervenção havia planejado a 1° dessa maneira: Agente - Poder Legislativo, Ação: criação de um projeto de lei a ser entregue a câmara dos deputados, Detalhamento: nome do projeto e proposta e por fim seu objetivo. Mas de qualquer modo ficou meio incompleta mesmo, vou tentar melhorar. Gratidão!❤️
#38643
@Maysafs Que isso menina! De nada, sabe que estamos aqui justamente para ajudar uns aos outros. Não se preocupe tanto com suas argumentações, pois elas são muito boas mesmo, o que peço é uma preste atenção aos detalhes como a arrematação por exemplo que ficou faltando. Mas você sabe muito bem como fazer uma redação, sem sombra de dúvidas está excelente. Na conclusão, compreendo sua ideia, porém o que eu observo é que você não detalhou, mas sim disse o modo como seria feita sua ação. Toda ação tem uma forma de ser realizada e o que observo é que você deixou claro que ela se daria pelo mapeamento de áreas onde não haveria acesso à internet. Uma forma de detalhar seria explicar como seria feito esse mapeamento, através de uma pesquisa? Por meio de dispositivos de rastreamento fixos em algumas localidades? Entendeu? É basicamente esclarecer ainda mais a sua ação para torná-la concreta, consistente e de certa forma convinvente. Mas não se preocupe, você tá arrasando! Qualquer coisa, é só me marcar na próxima! E desculpa a demora, só entrei no site hoje!

O artigo sexto da Constituição Feder[…]

Ashiley , obg

Sua nota ficou 800! Espero ter ajudado! ;)

Na obra "Utopia", do escritor inglê[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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