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Por Kaylanerr
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"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada nos desafios da doação de órgãos no Brasil que muitas famílias enfrentam os dilemas éticos ou religiosos na hora de decidir o que fazer em uma situação com um parente. Com isso emerge um problema sério, em virtude da formação familiar e da sensação de superioridade. Nesse, cenário, ressalta-se, de início, que a influência da família é um fator do problema. Aristóteles definiu "Família" como a comunidade que serve de base para a sociedade. De fato, o meio familiar tem papel basilar na doação de órgãos, visto que muitas famílias ser nega a doar os órgãos do seu ente querido por motivos de religião. Assim surge que as familias reconheçam o poder que tem de influenciar o coletivo e mudem sua postura. Além disso, outro fato influênciador é a sensação de superioridade. Bourdieu define "violência simbólica" como a interiorização de indivíduos por crenças dominantes. Tal violência está presente na doação de órgãos no Brasil, uma vez que a esperança de um milagre é a negação vão muito além do medo e dos conflitos familiares, que pode causar um problema de saúde mental.
Dessa forma é preciso combater a violência simbólica para superar o problema.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. para isso, a TV deve criar um programa que aborda uma serie de entrevistas com as pessoas sobre a doação de órgãos e uma conversa clara com médicos e cirurgiões afim de reverter a discriminação que implora tal ação pode, ainda conter uma divulgação em outras redes, sociais para chegar a formação familiar presente no problema.
Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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