No século XVIII, o movimento filósofo chamado "iluminismo" desencadeou na sociedade uma série de revoltas e revoluções para melhores condições de vida e, sobretudo, de direitos sociais e civis. Paralelo a isso, ao se analisar a questão dos desafios para a democratização do acesso à Internet no Brasil. Percebe-se que há necessidade de uma nova luta social para solução do problema. Nesse viés torna-se crucial analisar as causas dessa barreira dentre as quais se destacam a omissão do estado e a desigualdade social.
Inicialmente, e imperioso verificar que a ausência de políticas públicas figura como primeira causa da entrave. Sobre isso, o filósofo thomas hobbes afirma em "o leviatã" que e dever do estado garantia de preceitos civis para os cidadãos. No entanto, isso não acontece na prática, tendo em vista á omissão do estado, afeta nos habitantes que moram em áreas mais remotas, com áreas que pegam pouco sinal de internet, que prejudica o acesso de informações e até o ensino a distância, como aconteceu na pandemia de 2020, onde, a quarentena se tornou obrigatória, e o único meio de acessibilidade de comunicação, educação e trabalho foi por meio da internet. Portanto, é notório que a falta de apoio governamental é um empecilho que deve ser intermediado.
Djamila ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas, porém a um silenciamento na questão da desigualdade, visto que os altos preços dos aparelhos eletrônicos, afetam o acesso da internet, que os cidadãos de baixa renda optam por não comprar um celular, assim, aumenta a desinformação para o público, que o um dos únicos meios de ter aproximação das mídias, e por meio do celular, tablet e computador com rede de internet. Assim urge de tirar essa situação da invisibilidade para sobre ela assim como defende a pensadora.
Portanto, e fucral a necessidade de providências para combater a persistência do imbróglio. O governo estadual em parceria com o ministério da educação, promover palestras informacionais nas escolas para a população se concientizar do problema em questão, e o ministério da tecnologia em parceria com com o governo estadual, implantar computadores nas escolas e celulares para os alunos assim contribui para que, a população que habitam em áreas mais remotas e que não tem como comprar um celular, poderá te acessibilidade a internet para estudos e trabalho, assim o Brasil não precisará de uma nova revolução para o progresso do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.