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Por estudante01
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#62443
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o acesso à educação para todos cidadãos brasileiros. Contudo, tal prerrogativa não tem revalado-se com ênfase na prática, quado se observa os altos índices de analfabetismo, contrariando, desse modo, a democratização dos direitos sociais que são tão importantes.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para assegurar a alfabetização. Nesse sentido, afirma-se uma grande abrangência da problemática no país. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social" já que a Esfera Federal não cumpre sua função de garantir para que a população usurfrua de direitos indispensáveis como a educação, que é tão deturpada no Brasil.
Cabe apontar a evasão escolar por parte dos menores de idade, que motivados pela necessidade de trabalhar para auxiliar na quitação das despesas da família, acabam sendo uma parcela dos grandes números de crianças ausentes no acesso à educação básica. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é também obrigação do Estado, evitar o trabalho infantil e consequentemente a evasão escolar, que afeta diretamente no processo de alfabetização.
Feita as reflexões, percebe-se à necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo e o Estado, se unifiquem por ações de criação e intensificação de políticas de alfabetização, afim de assegurar os plenos direitos à educação. Assim consolidará-se uma sociedade inteligentemente mais promissora, onde o Governo e o Estado desempenharam corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por Flaviaa
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#62476
estudante01 escreveu:Poderia corrido minha redação @Flaviaa,
Claro! Assim que possível! :D

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
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Por Flaviaa
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#62952
Opa, @estudante01, está bem?
Trarei observações sobre seu texto.

Tema: Desafios para a alfabetização no Brasil.

Legenda:
erro
possível erro
confuso
pode melhorar
desnecessário
repetição
adequação ao tema
correção
(x) observações
"stonkis"

INTRODUÇÃO:

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o acesso à educação para todos os cidadãos brasileiros. Contudo, tal prerrogativa não tem revalado-se se concretizado com ênfase na prática, quado se observa os altos índices de analfabetismo, contrariando, desse modo, a democratização dos direitos sociais que são tão importantes (1).

...
Observações:

(1) Qual a sua tese? O que você acha que causa, ou quais as consequências do problema?

...
:idea: Comentários gerais: O jogo de palavras da sua introdução é a cópia de um modelo pronto (corrija-me se eu estiver errada). Esses modelos são bons para que a gente possa ter uma certa base, mas cuidado! Não é legal para o corretor do enem ler dezenas (centenas ou milhares) de textos com as mesmas palavras, na mesma ordem. Sugiro que troque as palavras, adicione algum período ou crie seu próprio modelo. Além disso, essa introdução não possui tese.

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Por Flaviaa
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#62958
DESENVOLVIMENTO 1:

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para assegurar a alfabetização. Nesse sentido, afirma-se uma grande abrangência da problemática no país. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social" já que a Esfera Federal não cumpre sua função de garantir seu papel para que a população usurfrua de direitos indispensáveis como a educação, que é tão deturpada no Brasil.

...
Observações: Os que marquei como desnecessários foram trechos sem aprofundamento, por isso não acrescentaram pontos em seu texto. Esse parágrafo deixou algumas lacunas: como assim não existem medidas governamentais? Existe a escola, certo? Mas como ainda assim uma parte da população é analfabeta? Será que é a localidade? O ensino não é de qualidade?
Eu por exemplo não sou analfabeta, mas então por que minha vó é analfabeta e minha mãe não concluiu os estudos se moramos na mesma casa? Deixe isso claro ao leitor, não simplesmente jogue a culpa no governo, explique onde ele erra e por que ainda erra.

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Por Flaviaa
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#62959
DESENVOLVIMENTO 2:

(O parágrafo anterior foi iniciado com "Em primeira análise", logo, é mais sensato que seja utilizado "Em segunda análise") Cabe apontar a evasão escolar por parte dos menores de idade, que motivados pela necessidade de trabalhar para auxiliar na quitação das despesas da família, acabam sendo (evite gerúndio) uma parcela dos grandes números de crianças ausentes no acesso à educação básica. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é também obrigação do Estado, evitar o trabalho infantil e consequentemente a evasão escolar, que afeta diretamente no processo de alfabetização.

COMENTÁRIO: Esse foi um bom argumento, só faltou embasar com uma fonte de autoridade.

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Por Flaviaa
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#62960
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:

Feita Feitas as reflexões, percebe-se à a necessidade de se combater esses obstáculos desafios. Para isso, é imprescindível que o Governo e o Estado (agente), se unifiquem-se por ações de criação e intensificação de políticas de alfabetização (ação), afim de assegurar os plenos direitos à educação (finalidade). Assim, consolidará-se uma sociedade inteligentemente mais promissora, onde o Governo e o Estado desempenharam corretamente seu papel no"Contrato Social", tal como afirma John Locke (detalhamento).

COMENTÁRIO: Proposta incompleta, falta o meio, ademais, a ação não foi bem explicada.

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Por Flaviaa
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#62961
Boa noite, @estudante01! Sinta-se a vontade para tirar suas dúvidas.
Aguardo seus futuros textos!
Sucesso! :D

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