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#52144
Promulgada em 1988, a Constituição Federal Brasileira promete assegurar todos os direitos do cidadão. No entanto, no que diz respeito à educação, nota-se que ainda há barreiras no Brasil. Logo, faz-se necessário medidas a fim de amenizar esse impasse que dentre as principais causas estão a desigualdade e a evasão escolar.

Sob essa perspectiva, convém enfatizar que cenários desiguais estão entre os principais problemas do analfabetismo. Nesse sentido, de acordo com o IBGE, sabe-se que 11 milhões de pessoas não sabem ler e escrever. Sob esse viés, evidencia-se a ausência de ações governamentais e políticas públicas. Dessa forma, enquanto nada for feito, a questão permanecerá constante no Brasil.

Outrossim, a evasão escolar apresenta-se como mais um dos fatores que agravam o impasse. No filme “Escritores da Liberdade”, a protagonista, uma jovem professora idealista inicia seu emprego em uma escola humilde, em um bairro precário, onde os alunos são marginalizados pela sociedade. Então, ela inicia novas estratégias para o aprendizado desses jovens. De maneira análoga, a situação é muito semelhante ao que acontece com os adolescentes hodiernamente, que não possuem condições, e recursos para manter os estudos e decidem abandonar a instituição de ensino. Segundo Rousseau, a sociedade abre mão de sua liberdade em certo nível, em prol do bem-estar social de um estado civilizado.

Tendo em vista os fatos elencados, torna-se claro a necessidade de mudanças. Portanto, o governo junto com o Ministro da Educação deve promover a criação de cursos e projetos que viabilizem o fornecimento de um ensino voltado para a alfabetização. Além disso, a mídia em seu papel influenciador deve contribuir para a divulgação desse projeto. Assim, o intuito da iniciativa é erradicar o analfabetismo. Feito isso o quadro será finalmente modificado no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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