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Conforme a Constituição Federal de 1988, a educação é um direito de todos. Entretanto, no contexto brasileiro contemporâneo, tal norma não é aplicada na prática, uma vez que existem inúmeros desafios para a alfabetização no país. Assim, fatores como a abordagem educacional e a desigualdade social contribuem fortemente para a questão.

De início, constata-se a abordagem educacional como agente determinante para a permanência do impasse. O educador Paulo Freire, em sua obra “Pedagogia do Oprimido”, cita o termo “educação bancária", o qual, segundo ele, trata-se de uma modalidade de ensino em que o professor “deposita” o seu conhecimento nos alunos de maneira passiva, sem dar espaço para debates e problematizações críticas. Nesse sentido, no sistema educacional brasileiro, prevalece esse método de ensino, o que afeta diretamente a alfabetização no país, uma vez que tal abordagem torna o conhecimento desinteressante e, muitas vezes, desnecessário, para a maioria dos estudantes. Logo, a falta de uma educação problematizadora contribui acentuadamente para a controvérsia e, consequentemente, para a evasão escolar.

Outrossim, é válido ressaltar a desigualdade social como intensificadora do problema. No livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, o protagonista, Fabiano, analfabeto e na extrema linha da pobreza, tinha o desejo de ver seus filhos alfabetizados, vontade a qual não pôde ser realizada devido à sua condição social e financeira. Nessa perspectiva, a realidade brasileira não se distancia da retratada na obra, dado que a discrepância socioeconômica presente no país, muitas vezes, dificulta a inserção de crianças e de jovens no ambiente escolar devido à falta de condições e de ensejos. Desse modo, tal cenário reforça ainda mais a desigualdade no Brasil, visto que a educação é um dos pilares mais importantes para o surgimento de boas oportunidades no mercado de trabalho.

Infere-se, portanto, que são necessárias medidas para conter os desafios da alfabetização no país. Para tal, cabe ao Ministério da Educação, mediante verbas governamentais, melhorar a educação brasileira, de modo a acabar com a “educação bancária”, citada por Freire, e incluir uma educação mais crítica, abrindo espaços para debates e para problematizações na sala de aula. Essa ação terá como finalidade tornar o ensino mais atraente e interessante para os estudantes, de maneira que estes vejam a educação como algo necessário e importante para o futuro. Por fim, com essas medidas, a Constituição será devidamente aplicada e a Nação caminhará rumo ao progresso.

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Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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