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Por TalitaBergam
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#62134
O Artigo 6 da Constituição Federal, norma de maior hierarquia da nação, defende que todos possuem direito social à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer e à segurança. Nesse sentido, a tal lei vem sendo violada no Brasil pela falta de acesso à educação devido a desigualdade social e a localização elitista que agravam a problemática.

Em primeiro plano, segundo o historiador Marcos Costa, no livro “ Histórias do Brasil para quem tem pressa”, as instituições escolares são restritas aos centros urbanos. Nesse sentido, a população rural e periférica são desfavorecidas devido à dificuldade de locomoção a escolas pelas grandes distâncias. Dessa forma, é evidenciado que medidas devem ser tomadas para o cenário ser minimizado.

Ademais, vale ressaltar que, Carolina de Jesus, moradora das áreas periféricas, citou em seu livro “quarto do despejo” que, para os cidadãos mais carentes, é praticamente impossível adquirir meios de locomoção para chegar em uma instituição de ensino, devido aos salários baixos e condições de vida. Sob essa análise, a limitação do acesso a lugares com educação está intimamente ligada à falta de alfabetização. Contudo, visto a carência de acesso a instituições de ensino, implica diretamente na carreira pessoal e profissional futura da criança. Sendo assim, enquanto houver desigualdade social no país, a norma maior hierarquia da nação, a Constituição Federal, continuará sendo violada.

Portanto, é mister ressignificar os desafios da alfabetização. Sendo assim, urge que o Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional do país, por meio de verbas federais, deve promover projetos com base em amostras da quantidade e localização dessa população carente de transporte, gerando veículos coletivos gratuitos para locomoção das crianças até o estabelecimento de ensino a alfabetização, a escola. Dessa forma, isso resguardará o artigo 6 da Constituição Federal, mitigando a falta de acesso à educação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por camis23
#62232
@TalitaBergam, olá, boa-noite! posso sim corrigir sua redação.

O Artigo 6 da Constituição Federal, norma de maior hierarquia da nação, defende que todos possuem direito social à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer e à segurança. Nesse sentido, essa lei vem sendo violada no Brasil pela falta de acesso à educação devido à desigualdade social e à localização elitista que agravam a problemática.(Boa introdução)

Em primeiro plano, segundo o historiador Marcos Costa, no livro “ Histórias do Brasil para quem tem pressa”, as instituições escolares são restritas aos centros urbanos. Nesse sentido, a população rural e periférica é desfavorecida(Atente-se à concordância) devido à dificuldade de locomoção a escolas pelas grandes distâncias.(Argumentação extremamente superficial. Você atende aos requisitos exigidos ao parágrafo, porém faz uma discussão ínfima. Tente trazer mais acerca das consequências dessa grande distância das escolas para a população marginalizada, como isso influiu na discrepância educacional e como isso tem relação com a inobservância governamental) Dessa forma, é evidenciado que medidas devem ser tomadas para o cenário ser minimizado.(Evite esse tipo de construção aos finais dos parágrafos 2 e 3, pois se caracteriza como uma antecipação da intervenção e isso não é permitido ao longo dos parágrafos 1, 2 e 3)

Ademais, vale ressaltar que, Carolina de Jesus, moradora das áreas periféricas, citou em seu livro “Quarto de Despejo” que, para os cidadãos mais carentes, é praticamente impossível adquirir meios de locomoção para chegar em uma instituição de ensino, devido aos salários baixos e às(Atente-se ao paralelismo) condições de vida. Sob essa análise, a limitação do acesso a lugares com educação está intimamente ligada à falta de alfabetização. Contudo, visto a carência de acesso a instituições de ensino, isso implica diretamente na carreira pessoal e profissional futura da criança. Sendo assim, enquanto houver desigualdade social no país, a norma maior hierarquia da nação, a Constituição Federal, continuará sendo violada.(Olha, geralmente não é bem-vinda fazer uma retomada do repertório utilizado na introdução nos parágrafos de argumentação, sendo utilizada geralmente a retomada na intervenção. Aqui nos parágrafos 2 e 3, você pode fazer uma retomada do repertório que você usou na própria discussão, evidenciando que ele corrobora sua fala. Além disso, como frisei no parágrafo anterior, enriqueça sua discussão, você estrutura bem os parágrafos, mas sem a discussão adequada eles podem beirar ao senso comum)

Portanto, é mister ressignificar os desafios da alfabetização. Sendo assim, urge que o Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional do país, por meio de verbas federais(Detalhe mais as ações a serem tomadas), deve promover projetos com base em amostras da quantidade e da localização dessa população carente de transporte, gerando veículos coletivos gratuitos para locomoção das crianças até o estabelecimento de ensino a alfabetização, a escola. Dessa forma, isso resguardará o artigo 6 da Constituição Federal, mitigando a falta de acesso à educação.

COMENTÁRIO: Seu texto obedece á estrutura dissertativa-argumentativa. Algumas ressalvas que gostaria de fazer eram acerca dos desvios gramaticais, sobretudo, de paralelismo e concordância, atente-se à discussão aprofundada nos parágrafos 2 e 3, e detalhe a intervenção. No mais, sua redação está bem estruturada, parabéns. :D
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Por camis23
#62273
@TalitaBergam, por nada! precisando pode contar comigo :D
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Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#62344
Opa, @TalitaBergam, você está bem?
Como já foi feita uma correção, verei apenas se há necessidade de observações adicionais, no mais, mencione-me no próximo.
Aguardo seu futuro texto! Sucesso! :D

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
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