Precipuamente, é fulcral pontuar que o analfabetismo digital deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, grande parte da população não tem acesso a aparelhos eletrônicos e muito menos acesso a internet. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é fundamental apontar as desigualdades sociais, como impulsionador desse problema no Brasil. Segundo o (IBGE) existe cerca de 11 milhões de analfabetos funcionais. Aqueles que embora saiba escrever o nome, não sabem ler ou escrever. No entanto, 170 milhões de brasileiros não tem acesso a internet de acordo com o (Todos pela Educação) Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio do Ministério da Educação, deve-se ampliar o acesso a novas tecnologias nas escolas, por meio de redistribuição de verbas para aquisição de computadores a fim de tornar o acesso livre para a comunidade a partir das escolas . Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu papel de garantir o bem-estar da população, tal como afirma Thomas Hobbes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada