Em primeira análise, quando se discute os desafios para tornar o Ensino Médio brasileiro mais atrativo, deve-se destacar a falta de transporte público nas áreas rurais e periferias. Nesse sentido, o filósofo Pruciano Locke afirma o contrato social cria o poder político-o Estado- que visa garantir os direitos individuais da população. No entanto existe uma quebra desse contrato, quando não existe, políticas públicas que garantem o acesso gratuito a todos os estudantes.
Em segunda análise, quando se discute os desafios para tornar o ensino médio brasileiro mais atrativo é necessário mencionar a baixa qualidade escolar. Nesse sentido, o economista britânico Sir Arthur afirmava que educação nunca foi desperdício, mas sim investimento com retorno garantido. No entanto, nota-se que o incentivo financeiro direcionado às escolas públicas é precário, os equipamentos tecnológicos, por exemplo, são escassos, o que dificulta a transmissão de conhecimento do educador para o aluno. Dessa forma, essa realidade contribui diretamente com o aumento de desafios para tornar o ensino médio mais atrativo.
Dado o exposto, é necessário que o Ministério da Educação, responsável pela educação no geral, junto as determinadas prefeituras, direcione as verbas necessárias para a educação, disponibilizando meios de transportes que posso transportar os alunos menos favorecidos, das suas casas para as escolas de forma gratuita. Dessa forma, os desafios para tornar o ensino médio brasileiro mais atrativo possa diminuir e ser menos alarmante no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada