Avatar do usuário
Por raquel238181
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120033
Manoel de Barros,grande poeta pós-modernista,densenvolveu em suas obras uma “teologia do traste”,cuja principal característica reside em valorizar as problemáticas constantemente esquecidas ou ignoradas.Seguindo a lógica barrosiana,faz-se preciso,portanto,valorizar também os desafios para a inclusão digital na terceira idade.Dessarte,a fim de mitigar os males relativos a essa temática é importante analisar a negligência estatal e a educação.
Nesse sentido,é fulcral pontuar a máquina pública como contribuinte à continuidade dos desafios da inclusão do grupo na era digital.Segundo o autor Gilberto Dimenstein a legislação brasileira é “ineficaz”,visto que,embora aparente ser perfeita na teoria,muitas vezes,não se concretiza na prática.Prova disso,é a ecassez de políticas públicas voltadas à aplicação do artigo 6º da “Constituição Cidadã”,que garante entre tantos direitos,a igualdade.Isso torna-se perceptível ao observar a exclusão sofrida pelos idosos no acesso á profissionalizações e tecnologias.Assim,infere-se que nem mesmo o princípio júridico foi capaz de combater essa desigualdade.
Ademais,a manutenção dessa segregação é fortalecida pela educação nos moldes predominantes no Brasil.Para entender tal apontamento,é justo relembrar a obra "Pedagogia da Autonomia",do patrono da educação brasileira,Paulo Freire,na medida em que ela destaca a importância das escolas em fomentar não só o conhecimento técnico-científico,mas também habilidades socioemocionais.Sob essa ótica,pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras,uma vez que são conteudistas ,não fortalecem a empatia dos estudantes,formando indivíduos presos na sua própia caverna,sem se preocupar com os desafios enfrentados pelos outros - conjuntura essa que perpetua a esfera da escassez de idosos ativos no ambiente tecnológico brasileiro.
Diante do exposto,faz-se urgente,que o Ministério das Comunicações,através de programas midiáticos,por meio de parcerias com canais de televisão,rádios e redes sociais,produza propagandas a fim de conscientizar a população,incluindo as autoridades,sobre a necessidade da interação dos idosos com aparelhos tecnológicos.Espera-se desse modo,trazer visibilidade ao tema para que não perdure no esquecimento retratado por manoel de Barros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por keilane86
Quantidade de postagens
#127700
coesão :
O uso do termo "a educação" no final da introdução pode não estar completamente claro. Aqui está uma sugestão para tornar essa parte mais clara:
-"Seguindo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, valorizar também os desafios para a inclusão digital na terceira idade, incluindo a esfera educacional. Dessa forma, é importante analisar a negligência estatal e o papel da educação."
ortografia:
Em"acesso á profissionalizações e tecnologias" deveria ser "acesso a profissionalizações e tecnologias"
não se concretiza na prática.Prova disso,é a ecassez:Deveria haver um espaço antes de "Prova". Falta de espaço após o ponto final. "
-Em "pedagogia brasileira,Paulo Freire,na medida em que ela" Deveria ser "brasileira, Paulo Freire"

ecassez: Erro de ortografia. Deveria ser "escassez".

através de programas midiáticos, por meio de parcerias com canais de televisão: Redundância na expressão "através de" e "por meio de". Pode ser reescrito como ""Por meio de programas midiáticos e parcerias com canais de televisão..."

"espera-se desse modo,trazer visibilidade ao tema" : Falta de vírgula. Deveria ser "espera-se, desse modo, trazer visibilidade ao tema".


No geral , seu texto está bom , bons estudos !
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
377 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
108 Exibições
por Faelzinho
0 Respostas 
111 Exibições
por Faelzinho
Desafio da inclusão de Autistas no Brasil
por Love    - In: Outros temas
0 Respostas 
65 Exibições
por Love
2 Respostas 
238 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
117 Exibições
por licehelena
0 Respostas 
85 Exibições
por Lilpunk
2 Respostas 
219 Exibições
por OlrenBeat
4 Respostas 
307 Exibições
por mandenha
Desafios para a Inclusão de Social
por Thalya17    - In: Outros temas
4 Respostas 
179 Exibições
por Natanael123

besourokafka - Sua introdução ap[…]

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ke[…]

Obesidade é uma doença

A obesidade é um problema. Para muitos a […]

besourokafka Tati14 elloysa filipediasx 0[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM